Manaus (AM) — O Cineclube de Arte do Cine Teatro Guarany, em Manaus, terá duas sessões especiais nesta semana. Na quinta-feira (3/10), a partir das 18h30, o público poderá assistir e debater uma série de curtas-metragens nacionais na sessão ‘Cineclube da Oficina Duplofilme’. Já no sábado (5/10), será exibido o espetáculo digital ‘Tela das Emoções’, às 19h. Ambos os eventos são gratuitos e têm classificação indicativa de 16 anos.
A primeira sessão, intitulada ‘Cineclube da Oficina Duplofilme’, exibirá curtas-metragens produzidos ou distribuídos pela Duplofilme, uma produtora manauara, e pela Arapuá Filmes, com curtas vindos de várias partes do Brasil, como Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.
Ricardo Manjaro, cofundador da Duplofilme, explica que a proposta do cineclube é promover uma reflexão sobre os filmes exibidos. “Nós acabamos de dar uma oficina de cinema no Festival Olhar do Norte, e esse Cineclube é uma oportunidade para reunir mais pessoas em torno de assistir, debater cinema. Esses curtas vêm do Brasil inteiro, incluindo duas produções nossas de Manaus: ‘Controle’ e ‘Obeso Mórbido’”, comentou.
Após as exibições, haverá um debate aberto ao público, onde serão discutidos temas abordados nos filmes, o processo criativo por trás das produções e o panorama atual do cinema nacional.
Espetáculo digital
No sábado, o Cine Teatro Guarany receberá a exibição do espetáculo digital “Tela das Emoções”, uma produção da Casa Zeus Produções. Dirigido por Elizeu Melo, o espetáculo une audiovisual e teatro digital para explorar temas sociais e emocionais, especialmente no contexto da violência contra a mulher.
Segundo Elizeu Melo, Tela das Emoções é mais do que uma peça teatral: “É um alerta social. Através da tela, nós fortalecemos as redes de apoio contra a violência à mulher, e convidamos o público a vivenciar essa linha tênue entre emoção e conscientização social.” O espetáculo conta com um elenco de cinco atrizes e é resultado de três meses de filmagens e estudos, seguidos por outros três meses de pós-produção.
Com entrada gratuita e classificação indicativa de 16 anos, o evento começa às 19h e segue até 21h e possui duração de 41 minutos. A peça promete despertar reflexões intensas, tocando em questões emocionais e sociais profundas. O roteiro é colaborativo, escrito pelas próprias atrizes: Marilta Figueiredo, Cris Jardim, Rose Amarim, Mayara Cabral e Emilly Danilly. A produção conta ainda com figurinos de Miro Messa, sonoplastia de Mario JR, e edição de Thiago Alencar.
Com uma seleção variada de curtas-metragens que abordam temas sociais e emocionais, e o inovador espetáculo digital “Tela das Emoções”, o público terá a oportunidade de vivenciar e discutir questões fundamentais para o cenário cultural contemporâneo na programação desta semana do CineClube.
Programação do Cineclube na quinta-feira (3/10):
Obeso Mórbido (2018, AM) – 14 minutos – Direção de Diego Bauer e Ricardo Manjaro
Controle (2023, AM) – 13 minutos – Direção de Ricardo Manjaro
Ode (2023, BA) – 15 minutos – Direção de Diego Lisboa
Tiro de Misericórdia (2022, MG) – 17 minutos – Direção de Augusto Barros
Queime Este Corpo (2023, SP) – 19 minutos – Direção de Denis Cisma e Mauricio Bouzon
Cassandra (2023, SP/DF) – 6 minutos – Direção de Paula Granato