Search
Close this search box.

Com castração de cães e gatos, Castramóvel vai ao Grande Vitória, na zona Leste de Manaus

Para garantir a castração solidária, é preciso fazer o agendamento prévio para a cirurgia, nesta quinta-feira (29/08)
Foto: Divulgação

Manaus (AM) — Neste sábado (31/8), o Castramóvel, Unidade Móvel de Castração de Animais, vai estar na a 13ª edição do Governo Presente, ação do Governo do Amazonas, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Cinthia Regia Gomes do Livramento, localizado na rua Hibisco, bairro Grande Vitória, zona Leste de Manaus.

Para garantir a castração solidária, é preciso fazer o agendamento prévio para a cirurgia, na quinta-feira (29/08), de 9h às 14h, no mesmo endereço. Para tanto, serão disponibilizadas 200 senhas. As castrações vão ocorrer entre sexta-feira (30/08) e sábado (31/08). Também no sábado, outras 150 senhas serão distribuídas para agendar a castração ao longo da semana.

Para garantir a vacinação viral, não é necessário agendar. Basta o tutor comparecer com o animal no sábado (31/8), dia da ação, no Ceti. 150 doses de vacina serão disponibilizadas. Para vacinar, o animal precisa estar saudável. 

“O intuito de trazermos o Castramóvel para essa ação é democratizar o acesso à castração e resguardar problemas de saúde dos animais, conforme a Política de Bem-Estar Animal do Amazonas. Mais de 700 castrações já foram realizadas só no Governo Presente, é um trabalho de grande sucesso para garantir a qualidade de vida dos animais de estimação”, declarou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.

Informações sobre a castração

Para o agendamento, não é necessário levar o animal. É preciso que o tutor seja maior de idade e apresente RG, CPF, além de uma foto do animal. Na ocasião, haverá entrega de senhas e o agendamento será por ordem de chegada.

No dia da castração, serão atendidos primeiro os animais cujos tutores atendem a prioridades garantidas por Lei e, em seguida, os felinos, devido ao tempo de anestesia. Por fim, será a vez dos cães realizarem o procedimento.

Para a castração, o animal deve estar saudável, livre de ectoparasitas, em jejum de pelo menos seis horas, sem ter tomado nenhuma vacina, medicação e vermífugos há menos de 21 dias. Fêmeas não podem estar grávidas ou amamentando. Para saber se o animal atende aos requisitos da castração, acesse a cartilha orientativa no site da Sema (https://www.sema.am.gov.br/).

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *