Manaus (AM) — Com a prisão do prefeito Simão Peixoto, a Prefeitura de Borba, a partir da próxima segunda-feira (15/1), será comandada pelo vice-prefeito da cidade, José Pedro Freitas Graça. A informação foi confirmada pela Câmara Municipal de Borba, por meio de nota emitida da última quarta-feira (10/1).
A nota informa que “a Câmara Municipal encontra-se em recesso, razão porque as atividades parlamentares estão suspensas, e muitos Vereadores estão fora da cidade. Entretanto, mesmo em recesso, a partir da notificação da Justiça, a Casa de Leis iniciou os trâmites administrativos para dar posse ao Vice-Prefeito que acontecerá através de sessão extraordinária solene nesta segunda-feira (15/1), inclusive para não haver prejuízo na continuidade dos serviços administrativos no município”.
A prisão
Na última terça-feira (9/1), a Polícia Federal (9), a Operação Voz do Poder, que tinha como objetivo o cumprimento de mandado de prisão preventiva contra o prefeito do prefeito de Borba, Simão Peixoto, suspeito de manipular testemunhas em uma investigação que apura desvios de recursos públicos destinados à compra de merenda escolar no ano de 2020, durante a pandemia do COVID-19.
O prefeito já havia sido preso em maio do ano passado, porém foi solto no mesmo mês. Quatro meses após ser solto, Peixoto foi reconduzido ao cargo.
Cela especial e dieta sem lactose
Preso, Simão Peixoto passou por audiência de custódia na última quarta-feira (10/1) e garantiu acesso a uma cela especial separada e dieta sem lactose. A decisão foi proferida pela juíza federal Ana Paula Serizawa Podedworny, da Justiça Federal do Amazonas.
De acordo com a decisão, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) foi informada por ofício, que enfatizou a necessidade de dieta sem lactose e o uso de medicamentos, conforme comprovado no receituário que está na posse dos agentes da Polícia Federal (PF).