Search
Close this search box.

Comando Central dos EUA diz ter matado líder do Estado Islâmico no leste da Síria

Comunicado informa que ataque de drones realizado em 7 de julho matou Usamah al-Muhajir.
Um militar rebelde da Síria, de um grupo apoiado pela Turquia, acena na cidade Tel Abyad, na fronteira entre os dois países, em 14 de outubro de 2019 — Foto: Khalil Ashawi/Reuters

O Comando Central dos Estados Unidos disse neste domingo (09) que conduziu um ataque de drones em 7 de julho que matou um líder do Estado Islâmico no leste da Síria.

“O Comando Central dos EUA realizou um ataque na Síria que resultou na morte de Usamah al-Muhajir, um líder do ISIS no leste da Síria”, informa o comunicado.

No ano passado, Washington intensificou ataques e operações contra supostos agentes do Estado Islâmico na Síria, matando e prendendo vários de seus líderes que se abrigaram em áreas sob controle rebelde apoiado pela Turquia.

A campanha liderada pelos Estados Unidos matou o ex-chefe do Estado Islâmico Abu Bakr al Baghdadi, que se declarou o “califa de todos os muçulmanos”. Desde então, a Casa Branca tem como alvo líderes sobreviventes do Estado Islâmico, muitos dos quais teriam planejado ataques no exterior.

Os comandantes militares dos EUA dizem que o Estado Islâmico continua sendo uma ameaça significativa na região, embora suas capacidades tenham sido degradadas e sua capacidade de restabelecer sua rede enfraquecida.

O Estado Islâmico controlava um terço do Iraque e da Síria em seu pico em 2014. Embora tenha sido derrotado em ambos os países, seus militantes continuam a realizar ataques insurgentes.

Fonte: g1

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *