Manaus (AM) – O vereador e vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Naturais, Sustentabilidade e Vigilância Permanente da Amazônia, da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Alonso Oliveira (Avante), recebeu, nesta quarta-feira (12/07), representantes de diversas entidades ambientais para discutir o Projeto de Lei (PL) nº 582/2021, que altera a demarcação da Área de Proteção Ambiental (APA) Floresta Manaós, localizada no bairro Coroado, na zona leste de Manaus.
Conforme o vereador, a região é um importante santuário para a preservação do sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), considerado símbolo da capital amazonense e que integra a lista de animais ameaçados de extinção no País.
“Neste momento, é muito importante que o poder público vote a favor do interesse público. Esta Unidade de Conservação, além de um espaço físico de milhares de anos, é também um espaço de identidade, de representatividade diversas. Dentro da APA Manaós, temos inclusive um sítio arqueológico! Por isso, sou contra o PL nº 582/2021” explicou o vereador.
A APA é uma extensa área natural, que possui pouca ocupação humana, garantindo a conservação da natureza e sustentabilidade. A APA Floresta Manaós é constituída por terras públicas e privadas.
“A degradação dessa área representa um risco não apenas ambiental, mas também para a vida de pessoas que moram próximas às bacias hidrográficas do Mindu e do Educandos. A área verde é responsável pela filtração da água no solo, impedindo alagamento nas outras regiões da cidade”, finaliza o parlamentar.