Manaus (AM) — Inicia, nesta quarta-feira (07/05), a campanha de vacinação de cães e gatos contra a raiva em comunidades da calha do rio Negro, na zona rural ribeirinha da capital amazonense. No total, 15 localidades serão visitadas por profissionais de saúde da Prefeitura de Manaus. A atividade integra as ações da etapa Rural Fluvial da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de 2025, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e executada por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) Dr. Carlos Durand.
Entre as localidades onde ocorrerá a vacinação estão: Tatu, Jaraqui, Santa Maria, Pagodão, Apuau, Santa Izabel, São Francisco, Aruau, Lindo Amanhecer, Mipindiau, Coração de Maria, Igarapé Açu, Nova Canaã, Cuieiras e Costa do Arara. As atividades na área se estendem até o próximo dia 15, e a estimativa da Semsa é de que 500 cães e gatos sejam imunizados na ação.
O gerente do CCZ Manaus, veterinário Rodrigo Araújo, explica que a região do rio Negro constitui a segunda e última parada da etapa fluvial da vacinação antirrábica da Semsa. “A primeira fase da ação, de 16 a 24 de abril, ocorreu em 11 comunidades na calha do rio Solimões, onde foram vacinados 612 animais, sendo 405 cães e 207 gatos”, relata.
Rodrigo assinala que a logística de vacinação nas etapas Rural Fluvial e Rural Terrestre é mais desafiadora por abranger áreas remotas ou de difícil acesso, exigindo estratégias específicas para garantir a cobertura vacinal de 100% da população animal.
“A etapa Rural Fluvial é realizada no período de maior elevação no nível dos rios, para facilitar o acesso. As equipes percorrem as comunidades em uma embarcação pequena, tendo as duas unidades fluviais de saúde da Semsa como bases de apoio”, explica o gerente do CCZ, citando a Unidade de Saúde da Família Fluvial (USFF) Dr. Antônio Levino como suporte das atividades na região do Solimões, e a USFF Dr. Ney Lacerda, na área do Negro.
Agenda e metas
Após a etapa Rural Fluvial, conforme Rodrigo Araújo, a agenda da campanha de vacinação antirrábica deste ano continua com a etapa Rural Terrestre, prevista para iniciar no próximo dia 21, seguindo até 19 de julho. As ações nessa fase abrangem comunidades da zona rural situadas em ramais e vicinais das rodovias AM-010 (Manaus-Itacoatiara) e BR-174 (Manaus-Boa Vista).
A mobilização se encerra com a etapa Urbana, prevista para ocorrer no período de 1º de setembro a 29 de novembro, com a vacinação de cães e gatos contra a raiva em visitas domiciliares em todos os bairros da capital, além da vacinação em pontos estratégicos, fixos e temporários.
“A meta de vacinação para 2025 é de 80% da população canina de Manaus, estimada em 253 mil bichos, e 100% da população felina, estimada em 80 mil, totalizando 282.400 animais a serem vacinados”, antecipa o gerente do CCZ Manaus.