Confira os horários de funcionamento das unidades de saúde do Governo do AM durante o feriado

Prontos-socorros, maternidades, SPAs e UPAs seguem os atendimentos à população.
Foto: Divulgação

Manaus (AM) — Os serviços oferecidos pelas 25 unidades de urgência e emergência da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) serão mantidos, em plantão de 24 horas, durante o feriado desta quinta-feira (01/05), e no ponto facultativo, em razão do Dia do Trabalhador. Funcionarão normalmente os três prontos-socorros adultos, três prontos-socorros infantis, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), situados em todas as zonas da capital, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Campos Sales, no bairro Tarumã, e José Rodrigues, na Cidade Nova.

O atendimento às grávidas também seguirá sem alterações nas sete maternidades do estado e o serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam) também funcionará normalmente, 24h por dia, durante todo o feriado.

Todos os 61 municípios do interior contam com hospitais funcionando em regime de plantão 24h. A SES-AM também auxilia os municípios com uma logística de UTI aérea, em caso de urgência na transferência de pacientes para a capital, além de uma frota terrestre de ambulâncias para dar agilidade no atendimento.

De acordo com a secretária da SES-AM, Nayara Maksoud, a rede está estruturada, com medicamentos, insumos e recursos humanos, e com sua capacidade plena para atender a população. “São cerca de 15 mil profissionais mobilizados em todas as nossas unidades que compõem a rede de urgência e emergência, que estarão em pleno funcionamento, 24 horas por dia, garantindo atendimento contínuo e de qualidade à população”, detalhou. 

A secretária pede que a população se atente ao perfil das unidades de saúde ao procurar atendimento. “Reforçamos que, em casos de urgência de média complexidade, o atendimento é realizado nos SPAs e nas UPAs, e, em casos mais graves, a busca deve ser nos hospitais e prontos-socorros adultos ou infantis”, disse.

Vale ressaltar que essas unidades utilizam o protocolo de classificação de risco, que identifica o atendimento prioritário mediante triagem, de acordo com a gravidade do paciente.

Para os atendimentos eletivos nos Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs) e Policlínicas, que atendem consultas agendadas, as atividades retornam na segunda-feira (05/05).

Fundações

Durante o feriado e o ponto facultativo, os hospitais das fundações de saúde funcionarão apenas para casos de emergência e de internação, em plantão 24 horas.

Na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), no bairro Chapada, zona centro-sul, a coleta de sangue não funciona na quinta-feira (01/05) nem na sexta-feira (02/05). No sábado (03/05), a coleta de sangue funcionará das 7h às 18h.

A Fundação destaca que os serviços de urgência e emergência funcionarão normalmente durante o feriado. Já os serviços ambulatoriais e a realização de exames funcionarão até a quarta-feira (30/04), retornando às atividades na segunda-feira.

A Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), no Dom Pedro, na zona centro-oeste, informa que os atendimentos de urgência e emergência para os pacientes da unidade e os regulados vão funcionar normalmente durante o feriado. Já o atendimento ambulatorial e a realização de exames laboratoriais funcionam até quarta-feira e retornam na segunda-feira.

Na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), as sessões de quimioterapia agendadas para os dias 01 e 02 de maio (quinta e sexta-feira) irão ocorrer normalmente.

Na Fundação Hospital Francisca Mendes (FHFM), os procedimentos cirúrgicos de urgência e emergência e cirurgias programadas vão funcionar normalmente durante o feriado. Já os atendimentos ambulatoriais funcionam até a quarta-feira (30/04) e retornam na segunda-feira (05/05).

Na Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e na Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fhuam), os atendimentos ambulatoriais funcionam até quarta-feira e retornam na segunda-feira.

Atendimento ambulatorial

As unidades que atendem consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs), Centros de Atenção à Melhor Idade (CAIMIs) e Policlínicas, retornam às atividades na segunda-feira (05/05). As agendas dessas unidades são bloqueadas nos fins de semana, feriados e pontos facultativos, e não são marcados no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg) serviços nesses dias.

Atendimento de urgência e emergência

Hospital e Pronto-Socorro (HPS) João Lúcio: avenida Cosme Ferreira, 3937, Coroado.

Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Dr. Aristóteles Platão Bezerra de Araújo: avenida Autaz Mirim, s/n, Jorge Teixeira.

Complexo Hospitalar Sul (HPS 28 de Agosto): avenida Mário Ypiranga, 1581, Adrianópolis.

Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC) Zona Leste (Joãozinho): avenida Cosme Ferreira, 3937, Coroado.

Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC) Zona Oeste: avenida Brasil, Compensa.

Hospital e Pronto-Socorro da Criança (HPSC) Zona Sul: avenida Codajás, 26, Cachoeirinha.

Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Alvorada: rua Lóris Cordovil, s/n, Alvorada.

Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Chapot Prevost: avenida Getúlio Vargas, Colônia Antônio Aleixo.

Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Coroado: avenida Beira Mar, 156, Coroado.

Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Danilo Corrêa: avenida Noel Nutels, s/n, Cidade Nova I.

Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Dr. José De Jesus Lins De Albuquerque: rua Maracanã, s/n, Redenção.

Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Enfª Eliameme Rodrigues Mady: avenida Samaúma, S/N, Monte das Oliveiras.

Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Joventina Dias: Rua T6, 33, Compensa III.

Serviço de Pronto Atendimento (SPA) São Raimundo: Praça Ismael Benigno, 155, São Raimundo

Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Zona Sul: rua Bento José de Lima, 33, Colônia Oliveira Machado.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Sales: avenida Dona Otília, 649, Tarumã.

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) José Rodrigues: avenida Camapuã, 1.100, Novo Aleixo.

Centro de Saúde Mental do Amazonas: avenida Desembargador João Machado, S/N, Planalto.

Complexo Hospitalar Sul (Instituto da Mulher Dona Lindu): avenida Mário Ypiranga, 1580, Adrianópolis.

Maternidade Dr. Antenor Barbosa: Rua Professora Lea Alencar, s/n, Alvorada.

Maternidade Ana Braga: avenida Cosme Ferreira, s/n, São José I.

Maternidade Azilda da Silva Marreiro: avenida Samaúma, 630, Cidade Nova.

Maternidade Balbina Mestrinho: avenida Duque de Caxias, 1142, Praça 14

Maternidade Chapot Prevost: avenida Getúlio Vargas, Colônia Antônio Aleixo.

Maternidade Dona Nazira Daou: avenida Camapuã, 108, Cidade Nova II.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *