Search
Close this search box.

Convocação dos aprovados no concurso da SSP é discutida pelos deputados na Assembleia Legislativa

Foto: Reprodução

Manaus (AM) – Na Sessão Plenária da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), desta terça-feira (31), os deputados reforçaram, durante os discursos, a necessidade de convocação dos aprovados nos concursos das forças de segurança pública e destacaram ser uma forma de melhorar a Segurança Pública, tanto da capital quanto do interior do estado.

O deputado Dan Câmara (Podemos) enfatizou que a queixa da população, durante as Audiências Públicas realizadas pela Comissão de Segurança Pública, reflete a sensação de insegurança das pessoas. “Por meio de Audiências Públicas realizadas em 30 municípios, estamos constatando a insatisfação da população com a Segurança Pública, o que demonstra a necessidade de aumento do efetivo das Forças de Segurança do estado”, afirmou.

Em seu discurso, o deputado Wilker Barreto (Cidadania) cobrou a divulgação do calendário de chamamento dos concursados. “O governo precisa se posicionar. O estado tem condições de chamar o cadastro reserva porque temos um efetivo deficitário, então se o estado chamar todos os aprovados no número de vagas, ainda estará em déficit”, pontuou.

O líder do Governo na Casa, deputado Felipe Souza (Patriota) lamentou que a última reunião não avançou no diálogo com os aprovados, o que prejudicou o andamento da discussão. Ele reconheceu a necessidade de convocação dos aprovados, ressaltando que o concurso ainda está dentro do prazo de chamamento. Em aparte, Comandante Dan lastimou que,enquanto representante da Assembleia na última reunião, não foi ouvido.

O deputado Carlinhos Bessa (PV) salientou que é preciso avaliar as contas públicas para proceder à nomeação dos aprovados. “Todos queremos chamar todos os aprovados, entretanto precisamos avaliar as contas públicas. Temos que ver o poder de investimento e também o poder de pagamento”, frisou.

Em resposta, Wilker esclareceu que o problema não é dinheiro porque o comprometimento com pessoal é de 42% de um limite de 49%. “Se o governo realmente quiser dar uma demonstração de que a Segurança pública é uma prioridade, após o feriado, ele divulga o cronograma de chamamento”, desafiou.

A deputada Alessandra Campêlo (Podemos) chamou a atenção para o fato de que o governador Wilson Lima nomeou até aprovados de concursos de outras gestões. “Wilson Lima foi o único governador que chamou aprovados de concursos antigos, de pessoas que nem tinham esperança de serem chamadas. Da mesma forma, tem interesse de chamar os concursados do atual concurso”, afirmou. A parlamentar também pediu que os líderes do movimento se posicionem contra quem apenas quer usar a situação como palanque político, o que prejudica o diálogo.

Em pronunciamento, o deputado Mário César Filho (UB) explicou que as nomeações não podem ser feitas de qualquer jeito. “O processo de nomeação deve ser feito com responsabilidade”, afirmou.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *