Presidente Figueiredo (AM) – Com o apoio do Governo do Amazonas, a Federação Amazonense de Futebol (FAF) deu início a 1ª Copa da Floresta. A abertura do campeonato aconteceu na tarde desta quarta-feira (16/08), no Centro de Treinamento da Jayoro, no município de Presidente Figueiredo (a 117 km de Manaus). A competição estadual reúne 36 seleções com mais de 1 mil atletas de vários municípios do estado.
“Esse campeonato inédito que reúne várias calhas do alto, médio e baixo Amazonas é muito importante, pois sabemos que são de competições como essa que descobrimos novos craques para o futebol amazonense. É umas das vertentes principais do Governador Wilson Lima que possamos incentivar e potencializar atletas também do interior do estado”, destacou Jorge Oliveira, secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).
A competição que teve como primeiro jogo os times de Presidente Figueiredo e Urucará, conta com 36 seleções divididas em seis grupos, cada grupo com duas chaves, A e B, contendo três times em cada. As equipes competem entre si dentro de suas próprias chaves, e as melhores de cada chave se enfrentam na final para determinar o campeão de seu grupo. Isso ocorre em cada um dos seis grupos da Copa da Floresta.
Para a Prefeita Patrícia Lopes a competição é um divisor de águas no esporte do Município que sempre foi conhecido como a ‘terra das cachoeiras’. Ela afirma que tem investido no esporte local porque acredita que, com incentivo, muitos atletas podem ser revelados para fora do estado e será um orgulho para Figueiredo, “eu me sinto muito feliz e emocianada com um evento desse porte no nosso município porque, tenho certeza, que desses campos podem sair grandes talentos e mais ainda porque é uma forma de divulgar Presidente Figueiredo para o mundo através do esporte” conclui Patrícia.
“Os resultados expressivos que o esporte amazonense tem alcançado, em especial o futebol é um novo momento que vivenciamos, estamos felizes por isso. Agradeço ao nosso governador Wilson Lima por todo apoio recebido para realização da Copa da Floresta, o futebol e os esportistas agradecem esse incentivo”, ressaltou o presidente da FAF, Ednailson Rozenha.
Na segunda etapa da competição, as seis seleções vencedoras avançam para a semifinal do torneio. Novamente, elas são divididas em dois grupos, o melhor time de cada grupo na semifinal que acontece na cidade de Careiro Castanho (a 88 km de Manaus), garante sua vaga na grande final da Copa da Floresta. O jogo decisivo, acontece no município da seleção finalista que tiver o melhor desempenho ao longo do campeonato, o vencedor vai disputar a Supercopa com o campeão do Campeonato Amazonense 2023, o Amazonas FC.