Manaus (AM) – A vacinação bivalente contra a Covid-19 está disponível, também, para pessoas com 18 anos de idade ou mais que tenham recebido, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes contra a doença. A ampliação consta na Nota informativa Conjunta, Nº 016/2023, emitida nesta quarta-feira (26), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) e Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à SES-AM.
O documento está disponível no site da FVS-RCP, em https://bit.ly/3L9vtfN. A partir da orientação técnica, as Secretarias Municipais de Saúde, que são responsáveis pela operacionalização das campanhas de vacinação nos territórios municipais, devem disponibilizar a dose de reforço com bivalente, de acordo com os estoques disponíveis e planejamento de ações estratégicas dos municípios.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforça a importância de manter o esquema vacinal completo. “A rede de saúde está abastecida com os imunizantes bivalentes que evitam casos graves de Covid-19. Neste sentido, mais uma vez, nós da Saúde fazemos esse apelo à população para que regularize sua situação vacinal”, destaca.
Até esta quarta-feira (26), foram aplicadas 94.759 vacinas bivalentes, conforme consta em sistema do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
Vacina bivalente
A vacina bivalente contra a Covid-19 é a continuidade da resposta protetora da vacinação para a prevenção da doença sintomática e formas graves das novas variantes da Ômicron. Como dose de reforço, a vacinação com dose da bivalente contra a Covid-19 previne a evolução de desfechos graves pela doença, como hospitalização e óbito.
O esquema vacinal para os grupos prioritários é de uma dose de vacina bivalente (reforço) para as pessoas com 18 anos de idade ou mais, que tenham recebido ao menos duas doses de vacinas monovalentes como esquema primário ou que tenham recebido previamente qualquer vacina Covid-19 monovalente como dose de reforço.
E também para as de 12 anos ou mais, com comorbidade, que apresentarem, pelo menos, o esquema primário de duas doses com vacinas monovalentes.