Manaus (AM) – A partir desta quinta-feira (31/10), a vacina contra a Covid-19 estará disponível novamente nas unidades de saúde de Manaus de horário ampliado. O imunizante estava em falta no país e, nas unidades locais, o estoque havia sido zerado.
O reabastecimento ocorre após o Ministério da Saúde enviar novas remessas da vacina monovalente Spikevax (Ômicron XBB 1.5) ao Estado do Amazonas, destinando 6,6 mil doses ao município.
De acordo com a titular da Semsa, Shádia Fraxe, as novas doses foram recebidas, nesta quarta-feira, 30/10, pela Gerência de Imunização da Secretaria, que iniciou de imediato a distribuição dos frascos às nove unidades de saúde de referência para a vacinação contra a Covid-19. As unidades funcionam com horário estendido e abrem, inclusive, aos sábados.
A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, lembra que a vacina contra a Covid-19 agora faz parte do calendário nacional de vacinação, sendo destinada ao público de 6 meses a menores de 5 anos e, além desses, aos maiores de 5 anos pertencentes a 14 grupos prioritários.
Esquema vacinal
As crianças menores de 5 anos que não receberam doses anteriores, devem receber duas doses da vacina monovalente, com intervalo de quatro semanas. Já as crianças que completaram o esquema vacinal (três doses) com outros imunizantes (CoronaVac ou Pfizer Baby) devem receber apenas uma dose da monovalente. Para as que iniciaram, mas não completaram o esquema com outros imunizantes, há um esquema de intercambialidade que obedece a critérios técnicos determinados para cada caso.
Os maiores de 5 anos devem ser vacinados com a monovalente se pertencerem a um dos seguintes grupos: idosos (maiores de 60 anos), indígenas, ribeirinhos, quilombolas, pessoas com deficiência permanente, gestantes e puérperas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas, pessoas privadas de liberdade maiores de 18 anos, imunocomprometidos, pessoas com comorbidades, trabalhadores da Saúde, pessoas em situação de rua e trabalhadores de instituições de longa permanência.
Para esses grupos, a recomendação é uma dose de vacina uma vez por ano. No caso específico de idosos, gestantes e imunocomprometidos, o esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo mínimo de 6 meses, sendo que os imunocomprometidos nunca vacinados contra a Covid-19 ou com esquema incompleto deverão completar três doses com a monovalente.
Isabel Hernandes destaca que a vacina contra a Covid pode ser administrada com outras vacinas, exceto com a vacina contra a dengue. Ela orienta pais e responsáveis a levarem as crianças às salas de vacinação para manter a proteção contra a doença e pede que mantenham o cartão de vacinação atualizado em relação às demais vacinas do calendário nacional. “Adultos que pertencem aos grupos prioritários também devem procurar as unidades de referência para a Covid uma vez ao ano”, ressalta.
Unidades com doses de vacina contra a Covid-19 disponíveis a partir de 31/10:
NORTE
Clínica da Família Carmen Nicolau
Rua Nestor Nascimento, s/nº, Lago Azul
Segunda a Domingo, inclusive feriados – 8h às 17h
USF Balbina Mestrinho
Rua Major Silvério J. Nery, 170, Cidade Nova
Segunda a Sexta (8h às 20h) / Sábado (8h às 12h)
USF Major PM Sálvio Belota
Rua das Samambaias, 786, Santa Etelvina
Segunda a Sexta (8h às 20h) / Sábado (8h às 12h)
SUL
USF Dr. José Rayol dos Santos
Av. Constantino Nery, s/nº – Chapada
Segunda a Sexta (8h às 20h) / Sábado (8h às 12h)
USF Rosa Pereira de Almeida
Rua São Benedito, s/nº – Morro da Liberdade
Segunda a Sexta (8h às 20h) / Sábado (8h às 12h)
LESTE
USF Alfredo Campos
Av. Alameda Cosme Ferreira, s/nº – Zumbi
Segunda a Sexta (8h às 20h) / Sábado (8h às 12h)
USF Dr. José Amazonas Palhano
Rua Antônio Mathias, s/nº – São José
Segunda a Sexta (8h às 20h) / Sábado (8h às 12h)
USF Maria Leonor Brilhante
Av. Autaz Mirim, s/nº – Tancredo Neves
Segunda a Sexta (8h às 20h) / Sábado (8h às 12h)
OESTE
USF Deodato de Miranda Leão
Av. Presidente Dutra, s/nº – Glória
Segunda a Sexta (8h às 20h) / Sábado (8h às 12h)