Criadores de bovinos e bubalinos afetados pela estiagem recebem 3,9 toneladas de ração

Ao todo, 30 pequenos pecuaristas foram beneficiados com entregas do insumo nesta terça-feira, em Manacapuru.
Foto: Divulgação

Manacapuru (AM) — Criadores de bovídeos (bovinos e bubalinos) do município de Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus, receberam, nesta terça-feira (7/1), 3,9 toneladas de ração. A distribuição foi realizada pelo Governo do amazonas, por meio da da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), como forma de amenizar o impacto da severa estiagem que afetou o estado em 2024.

De acordo com o secretário executivo-adjunto de Política Agrícola, Pecuária e Florestal da Sepror, Eirie Vinhote, a ação beneficia pequenos pecuaristas, que possuem até 10 animais, residentes da zona rural do município.  “O objetivo é amenizar as perdas que os produtores rurais vêm sofrendo devido à severa estiagem. Essa é a determinação do governador Wilson Lima, trabalhar por aqueles que mais precisam”, diz Eirie. 

A ação contou com o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf), e a Prefeitura de Manacapuru.  Ao todo, 30 pequenos pecuaristas foram beneficiados com entregas de três toneladas de farelo de soja e 900 kg de sal mineral. Cada produtor recebeu 100 quilos de farelo de soja e 30 kg de sal mineral. 

Um dos beneficiados, o pecuarista Ronilson Araújo, 57 anos, do Ramal da Acajatuba, lembrou que além ajudar com a ração, a Sepror incentiva a pecuária de leite e de corte no município, por meio da inseminação artificial do rebanho. “Essa ração vai nos ajudar a dar continuidade em nossa produção”, agradece Ronilson.

Ação emergencial 

A Sepror adquiriu 112,6 toneladas de farelo de soja e mais de 120,4 toneladas de sal mineral para suplementação dos bovídeos, com a previsão de beneficiar 1.126 pecuaristas em 13 municípios que foram afetados pela estiagem.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *