Manaus (AM) — O mês de fevereiro chegou com uma agenda cultural diversificada, proporcionando uma variedade de eventos para todos os gostos nos espaços da capital. Desta sexta-feira a sábado (7 e 9/2), o público poderá prestigiar os campeões do tradicional Festival Universitário de Dança, em uma apresentação reunindo as 21 coreografias mais bem avaliadas do evento, além de um concerto lírico que combina a majestade da música sinfônica com a beleza da ópera, ambos no Teatro Amazonas.
A programação também inclui o retorno das sessões do espetáculo “Sebastião” no Teatro Gebes, exibição de filmes na Praça do Largo de São Sebastião, e a peça de coprodução internacional, que reúne artistas de diferentes partes do Brasil e do mundo para debater temas como identidade, colonização e multiculturalismo, no Teatro da Instalação.
O Largo de São Sebastião, situado na Rua 10 de Julho, Centro, sediará nesta sexta-feira (07/02), a partir das 18h30, o “Projeto Cultural Cinema de Arte de Rua”, evento que enaltece o cinema brasileiro. O público irá assistir a uma exibição de um clássico do cinema mudo e o curta-metragem ‘Vendo Boto’, com direção de Nonato Nunes, retratando um pouco mais a respeito de um ícone cultural da região, o boto cor de rosa. O evento tem entrada gratuita.
Festival Universitário de Dança
Nesta sexta-feira (7/2), o Teatro Amazonas, no Largo de São Sebastião, Centro, recebe a apresentação “Noite dos Campeões”, para representar toda a tradição e magia do Festival Universitário de Dança (Feudan). O evento inicia às 20h e promete uma noite de gala que celebra o talento, a dedicação e a criatividade das melhores performances do Feudan. O evento é aberto ao público, com entrada livre.
Apresentação internacional
Nesta sexta-feira e no sábado (7 e 8/02), às 19h30, o Teatro da Instalação, situado na Rua Frei José dos Inocentes, Centro, recebe o espetáculo “[B]errantes”, uma coprodução internacional realizada pela Associação Gira Mundo, do Amapá, e La Corte de los Milagros, do México.
A peça tem patrocínio do Programa Rumos Itaú Cultural 2024 e aborda os desenraizamentos e identidades em trânsito de latino-americanos, fora de suas zonas de conforto, em territórios estrangeiros, em confronto com suas semelhanças e diferenças socioculturais e políticas. ‘[B]errantes’ tem o objetivo de reunir artistas de diferentes partes e regiões do Brasil e do mundo, de diferentes continentes também, América, Europa e África, para debater questões de identidade, de colonização e de multiculturalismo. As sessões têm classificação etária de 12 anos, com entrada gratuita.
Sessões de espetáculos
A Companhia amazonense Ateliê 23 abre a programação de espetáculos com sessões de “Sebastião”, nesta sexta-feira e no sábado (7 e 8/2), às 20h, no Teatro Gebes Medeiros, na Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro. A obra é inspirada no livro “Um Bar Chamado Patrícia”, do estilista Bosco Fonseca, que tem experiências dos atores como homens gays e temas como homofobia, entre outros diferentes tipos de violência vividos pela comunidade LGBTQIAPN+.
Os ingressos já estão à venda por R$60 (inteira) e R$30 (meia-entrada), no perfil da companhia amazonense no Instagram (@atelie23) e no site shopingressos.com.br.
Concerto Lírico-Sinfônico
Neste sábado (8/2), às 20h, o Teatro Amazonas receberá o “Concerto Lírico-Sinfônico” da Companhia de Ópera de Roraima, com patrocínio da Bolsa Funarte de Música Pixinguinha e apoio da Academia Amazonense de Música. Sob a regência de Lilyane Lopes, o concerto contará com as emocionantes interpretações do tenor cubano Juan Alexis, Barítono Josenor Rocha e Soprano Bianka Tarolla, prometendo uma noite inesquecível de pura emoção e beleza. O evento tem classificação etária livre, com entrada franca.