Manaus (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida, assinou, na tarde desta segunda-feira, 18/12, a nomeação de mais 500 aprovados no concurso público da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), cumprindo o cronograma anunciado no início deste ano. As nomeações ainda serão publicadas no Diário Oficial do Município (DOM), assim como os editais de convocação com as orientações necessárias à posse.
“Com essas nomeações, chegamos a quase 90% de todos os aprovados chamados nesse certame. Eles vão nos ajudar para que nós possamos inaugurar as novas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de porte 4. É Manaus avançando na saúde pública”, disse David Almeida, durante a assinatura do decreto, na Casa de Praia Zezinho Corrêa, no complexo turístico da Ponta Negra, zona Oeste, onde estava acompanhado do vice-prefeito, Marcos Rota, da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe e do subsecretário de Gestão Administrativa e Planejamento da Semsa, Nagib Salem.
David Almeida destacou que a prefeitura está cumprindo o cronograma que estabeleceu a convocação de 500 concursados no segundo semestre deste ano e o restante dos aprovados, dentro do número de vagas, em 2024.
As novas nomeações contemplam aprovados para 30 cargos previstos nos editais 001, 002 e 003 de 2021. Entre os 500 nomeados estão médicos, assistentes em administração, auxiliares de saúde bucal, contramestres, cozinheiros fluviais, marinheiros, motoristas, programadores de computador, técnicos em manutenção de equipamentos de informática, técnicos em enfermagem, técnicos em patologia clínica, técnicos em saúde bucal, assistentes sociais, cirurgiões dentistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas e condutores de motolância.
Os cargos que somam o maior número de nomeados são o de enfermeiro geral 30h (105), técnico em enfermagem 40h (84), técnico em enfermagem 30h (79), assistente em administração 30h e condutora de motolância, com 20 nomeações cada, e assistente social geral 30h (16).
Shádia Fraxe informa que os novos servidores irão atuar nas unidades de saúde urbanas e rurais, integrando as equipes administrativas, de planejamento, monitoramento, promoção da saúde e assistência direta aos usuários da rede municipal de saúde. “Temos trabalhado sem descanso nos últimos 3 anos para garantir saúde de qualidade à nossa população e esse esforço já nos garantiu o primeiro lugar no Previne Brasil, a melhor cobertura vacinal do país, e uma cobertura de atenção básica maior que a média nacional. É neste cenário que os novos servidores vão entrar e contamos com eles para manter e ampliar essas conquistas”, pontuou.
A secretária orienta os aprovados a acompanhar o DOM, onde, nos próximos dias, serão publicados o decreto de nomeação e o edital de convocação, com informações sobre os procedimentos para a admissão e os prazos para apresentação. Ela lembra que as nomeações seguem a ordem final de classificação dos candidatos, que pode ser conferida no site da Semsa, na página “Concursos” – https://semsa.manaus.am.gov.br/servico_cidadao/?t=concursos
O concurso foi realizado por meio de três editais distintos, publicados em 2021, com 2001 vagas no total. As provas foram realizadas ao longo de 2022, ano em que também foram homologados os resultados finais e iniciada a nomeação dos aprovados.
O edital 001/2021 ofereceu 124 vagas exclusivamente para médicos. O edital 002/2021 ofereceu 1.822 vagas para categorias diversas de nível médio e superior, e o 003/2021, ofereceu 55 vagas para condutores de ambulâncias e motolâncias. As provas foram realizadas ao longo de 2022 e os resultados finais também foram homologados no ano passado.
O número de nomeações até o momento chega a 1.788, o que representa 89% das 2001 vagas oferecidas nos três editais do concurso.