Manaus (AM) – O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), exonerou os titulares das secretarias municipais, Renato Júnior do cargo de secretário da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Shádia Fraxe, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Capitão William Dias também foi exonerado do cargo de Secretário Municipal Chefe da Casa Militar a partir desta quinta-feira (6), diante do prazo limite para que secretários que possam compor chapas majoritárias nas eleições deste ano deixarem seus cargos.
Ao que tudo indica, um deles pode ser escolhido como vice na chapa de David Almeida, pré-candidato à reeleição.
A decisão consta em decretos publicados no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (7).
A medida envolve a formação da chapa do prefeito David Almeida, que tentará a reeleição este ano. A ideia é lançar uma chapa “puro sangue” do Avante.
Renato Júnior é primeiro das apostas para ser o candidato a vaga. No entanto, pendência jurídica na Justiça Eleitoral ainda deixa dúvidas, caso não sejam resolvidas, a segunda é Shádia Fraxe.
Os três exonerados são filiados ao Avante, que é o partido do prefeito de Manaus David Almeida. Desses, Renato Junior e Shádia tem grandes chances de serem vice do mandatário nas eleições deste ano.
A exoneração dos secretários ocorre em um momento estratégico, uma vez que o prazo para desincompatibilização dos membros do primeiro escalão do Executivo que pretendem concorrer a cargos eletivos nas próximas eleições municipais terminou nessa quinta-feira (6). Este prazo é uma exigência legal para que ocupantes de cargos públicos possam disputar as eleições de forma justa, sem a influência de suas funções atuais.
O prazo final para a definição da chapa é 5 de agosto, data das convenções partidárias. No entanto, David revelou em entrevista à Rede Tiradentes, no dia 20 do mês passado, que o anúncio do candidato a vice ocorrerá em 31 de julho, em homenagem ao aniversário de sua mãe, Rosa Almeida, que faleceu em novembro de 2020, vítima da Covid-19.
Veja as Portarias de exoneração dos secretários: