Manaus (AM) – Em pesquisa do instituto EAS Consultoria Estatística, divulgada nesta quinta-feira (18/7), os pré-candidatos deputado federal Amom Mandel (Cidadania) e o atual prefeito David Almeida (Avante) aparecem empatados na disputa pela Prefeitura de Manaus. O levantamento, no cenário estimulado, aponta David com 28,5% e Amom com 28,1%. A margem de erro nos resultados obtidos pelos pré-candidatos é de 3,1%.
Na terceira posição, Roberto Cidade (União Brasil) com 12,9%, seguido de Alberto Neto (PL), que aparece com 10,8%. Branco e nulo somam 7%, Marcelo Ramos (PT) tem 5,4%, Maria do Carmo Seffair (Novo) aparece com 3,2% e Wilker Barreto (Mobiliza) com 2,1%. Não sabe ou não respondeu somaram 2%.
A pesquisa aponta um segundo turno entre o atual prefeito e o deputado federal. Projeção que reafirma o que vem sendo divulgado por outras pesquisas.
Na disputa em segundo turno, Mandel teria 46,2% e Almeida, 40,8%. Nas simulações contra os demais candidatos, o atual prefeito seria reeleito.
Pesquisa
A pesquisa foi realizada entre os dias 12 e 14 de julho, com mil eleitores de todas as zonas de Manaus.
A margem de erro é de 3,1% (para mais ou para menos) e a de confiança, de 95%.
O registro no TSE/TRE com AM-1.391/2024 e a responsabilidade é do professor da Universidade Federal do Amazonas, Edmilson de Araújo e Silva.