Amazonas – A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) iniciou as tratativas para a instalação de uma unidade no município de Borba. Em reunião nesta quarta-feira (26) com o Defensor Público Geral, Rafael Barbosa, em Manaus, o prefeito Toco Santana firmou compromisso de ceder estrutura para a realização de atendimentos e a doação de um terreno para abrigar a futura sede da DPE-AM na cidade.
Localizado microrregião do Madeira e distante 208 quilômetros de Manaus, o município de Borba atualmente é atendido pela DPE-AM por meio de deslocamentos dos defensores públicos instalados no Polo do Médio Madeira, que tem unidades em Manicoré (sede do polo) e Nova Olinda do Norte (Unidade Descentralizada do Interior – UDI).
“Borba vai dar estrutura para vocês ficarem até o momento que conseguirmos um terreno, que vai ser doado para a Defensoria Pública implantar uma unidade no município. Isso vai ajudar as pessoas mais vulneráveis, as pessoas que mais necessitam de advogado, certidão, identidade e outros serviços que a DPE oferece. Isso é importante”, disse Toco Santana.
O Defensor Público Geral Rafael Barbosa está entusiasmado com a parceria. “O prefeito prontamente aceitou o nosso convite e se dispôs a estar aqui conosco em Manaus porque ele pensa na população de Borba, uma população que precisa de assistência jurídica e que ficou muito tempo desassistida. Faz parte da sua gestão, esse apoio para quem mais precisa, para aquela população vulnerável”, ressaltou.
A DPE-AM vem buscando cada vez estreitar laços com diversas prefeituras para intensificar os atendimentos no interior, principalmente, em locais com mais dificuldade de acesso.