Manaus (AM) – Uma das delegadas mais atuantes do Estado, a titular da Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Joyce Coelho, colocou o cargo à disposição, nesta quinta-feira (16/5), após 6 anos na função. Segundo informações de bastidores, a participação e as investidas constantes da deputada estadual Débora Menezes (PL), com cunho político, teria sido o estopim para a decisão da delegada.
Informações de bastidores dão conta de que a a insistência da deputada em marcar presença em operações policiais, coletivas de imprensa e outras ações que não condizem com a sua atuação parlamentar estaria causando “mal-estar” à delegada, levando-a a entregar o cargo.
A decisão de Joyce mexeu com as estruturas da Polícia Civil e chegou até a Delegacia-Geral que busca, a base de articulação e conversa, reverter a situação e evitar a saída da delegada.
Pela competência e por todo trabalho desenvolvido, Joyce recebeu o apoio dos colegas delegados, que se solidarizaram com ela por meio das redes sociais.
Em post no Instagram, o delegado Costa e Silva afirmou que essa situação é mais comum do que se imagina. “De um tempo pra cá, tem acontecido de parlamentares se aproveitarem dessa pauta para aparecer e fazer mídia em suas redes sociais. A Polícia Civil precisa ser um órgão independente. Você não vê na Polícia Federal deputados federais e senadores participando de coletivas,” disse o delegado.
Durante coletiva de imprensa sobre a prisão de dois suspeitos de estupros, da qual a delegada Joyce não participou, a deputada Débora Menezes teve a presença no local questionada por pela imprensa.
A parlamentar disse que estava no local para prestar contas de sua atuação e disse desconhecer os motivos que levaram a delegada a colocar o cargo à disposição.