Manaus (AM) – Na terça-feira (19), no Prédio da Receita Federal de Manaus, no Distrito Industrial, a Suframa ministrou palestra sobre Gestão, Governança, Planejamento Estratégico e Gestão de Riscos direcionada aos delegados da Segunda Região Fiscal da Receita Federal, que abrange os Estados do Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia, Acre e Amapá.
O palestrante foi o assessor da Superintendência-Adjunta Executiva da Suframa, o administrador Leonardo Perdiz, que representou a Autarquia em evento que começou na terça-feira (19) e vai até quinta-feira (21), e discute temáticas relativas ao planejamento estratégico no âmbito da Segunda Região Fiscal da Receita Federal. O convite para a palestra foi feito pelo delegado da Receita Federal em Manaus, Eduardo Badaró Fernandes, anfitrião do evento.
Ao dar início à exposição, Perdiz explicou que a Suframa é uma Autarquia federal responsável pela administração das instalações e serviços do modelo Zona Franca de Manaus cuja missão é de promover o desenvolvimento sustentável em sua área de atuação. Isso inclui a geração, atração e consolidação de investimentos, visando à inserção internacional competitiva da região.
Durante a palestra, foram compartilhados os estágios em que a Suframa se encontra nas temáticas de Gestão, Governança, Planejamento Estratégico e Gestão de Riscos. Além disso, foram detalhadas as atribuições das cinco superintendências-adjuntas da Suframa, destacando a importância da cooperação e integração para o alcance dos objetivos estratégicos da Autarquia.
Entre os objetivos estratégicos, destacam-se: estimular novos investimentos na área de atuação da Suframa, incentivar as exportações de produtos e serviços originários da região, promover a transformação da região em um polo de economia verde e digital, melhorar o ambiente de negócios, fortalecer a capacidade de monitoramento e avaliação de resultados, e promover soluções inovadoras para modernização da gestão da autarquia.
“A palestra foi uma oportunidade para o compartilhamento de conhecimentos e aprofundamento do entendimento sobre ações de governança e planejamento da Suframa, uma forma de permitir troca de experiências de práticas de gestão entre a Autarquia e a Receita Federal na busca pelo desenvolvimento socioeconômico sustentável da região amazônica”, explicou Perdiz.