Manaus (AM) – Em atenção às novas orientações do Ministério da Saúde (MS), crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, terão de ficar em observação após a aplicação da vacina contra a dengue em todo o país.
A partir de agora, a criança que se vacinar deve permanecer em observação, na unidade de saúde, por um período de 15 minutos a 30 minutos, tempo necessário para se observar possíveis processos alérgicos pós-vacina.
A estratégia quanto ao tempo de observação é recomendada por meio de nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde, e requer a utilização de espaços estruturados, por isso o número de salas disponíveis para aplicação da vacina precisou ser reduzido para aquelas com maior capacidade de acolhimento do público.
Outra medida de precaução destacada pela nota técnica orienta que a Qdenga deve ser administrada de forma isolada, observando o intervalo de 24 horas para as vacinas de rotina para a faixa etária (Hepatite B, HPV, Meningocócica ACWY e Antitetânica) e de 30 dias para as vacinas atenuadas (Febre Amarela, Varicela e Tríplice Viral).
Em Manaus, a partir desta quarta-feira (13/3), o imunizante, voltado ao público em questão, estará disponível em 73 salas de vacina da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).