Manaus (AM) – Em eleição realizada 48 horas após o Superior Tribunal Federal (STF) anular a eleição antecipada da Mesa Diretora para o biênio 2024/2027, a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) elegeu, nesta quarta-feira (30/10), o deputado estadual Roberto Cidade (UB) presidente da Casa Legislativa pela quarta vez.
Dos 23 deputados presentes na sessão especial, que iniciou às 14h, 22 foram favoráveis à permanência de Cidade no cargo de presidente. O voto contrário foi do deputado Daniel Almeida (Avante), irmão do prefeito de Manaus e adversário de Cidade na eleição municipal deste ano. A deputada Mayara Pinheiro (Republicanos) estava ausente.
Na última segunda-feira (28/10), o ministro Cristiano Zanin, do STF, acolheu parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR) e cancelou a terceira eleição de Cidade, ocorrida em abril de 2023, que lhe antecipou um novo mandato (2025-2026) enquanto o atual está em vigor até o final deste ano.
Na terça-feira (29/10), Cidade fez algumas articulações internas para enfrentar a anulação ou providenciar uma nova eleição determinadas por Zanin.
Com a manifestação de apoio de parte dos pares, a realização de nova eleição foi a alternativa escolhida. A grande maioria dos deputados é da base de apoio do governador Wilson Lima (União Brasil) e segue a liderança presidencialista do parlamento.
Formação da nova Mesa Diretora
A formação da chapa à frente da Aleam do próximo biênio 2025-2026, sendo a única concorrendo, foi escolhida quase que por unanimidade pelos deputados. A nova Mesa Diretora está composta pelos seguintes parlamentares:
– Roberto Cidade (UB) como Presidente;
– Adjuto Afonso (UB) como 1º Vice-Presidente;
– Abdala Fraxe (Avante) como 2º Vice-Presidente;
– Joana Darc (UB) como 3ª Vice-Presidente;
– Alessandra Campelo (Podemos) como Secretária-Geral;
– Delegado Péricles (PL) como 1º Secretário;
– Cabo Maciel (PL) como 2º Secretário;
– João Luiz (Republicanos) como 3º Secretário;
– Sinésio Campos (PT) como Corregedor; e
– Felipe Souza (PRD) como Ouvidor.