Manaus (AM) – Mesmo diante das dificuldades impostas pela vazante histórica dos rios, que limita o transporte fluvial no Estado, Manaus não sofrerá desabastecimento de gás de cozinha. A possibilidade de faltar o produto na capital foi descartada pela Refinaria da Amazônia (Ream).
Por meio de nota, a Ream informou que “na perspectiva atual, não há risco de desabastecimento de gás de cozinha na cidade de Manaus” e que “todas as medidas estão sendo adotadas para garantir a produção e o abastecimento de GLP aos distribuidores de Manaus durante a estiagem”.
De acordo com a nota da Ream, para atender a demanda de Manaus, o gás está sendo carregado no polo petrolífero de Urucu com auxílio de balsas-tanques, que têm condições de atravessar o trecho em restrição de navegação e sendo transportado até Manaus por meio de navio-tanque.
A nota foi emitida pela Ream após circulação de fake news de que faltaria gás para venda por conta da vazante, o que gerou um aumento de demanda inesperado.
Fogás
Em nota publicada no perfil do Instagram, a empresa Fogás esclareceu que, para os próximos dez dias, não há previsão de problemas com o abastecimento em Manaus com base nos estoques atuais e nos recebimentos planejados de gás. E que, após esse período, aguardará confirmações de entregas futuras da Ream, que já descartou a falta do produto na capital amazonense.