Search
Close this search box.

Detentos do sistema prisional vão trabalhar na manutenção e reforma de praças públicas e espaços esportivos, na capital e no interior

Nova modalidade levará o trabalho por meio de mão de obra carcerária para órgãos parceiros
FOTO: Divulgação/Seap

Nesta quinta-feira (13/04), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), realizou, no Parque Rio Negro, no bairro São Raimundo, Zona Oeste de Manaus, a cerimônia de lançamento do programa ‘Trabalhando a Liberdade Itinerante’.

Criado pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Seap, o programa ‘Trabalhando a Liberdade’, que tem como objetivo a ressocialização e recolocação das Pessoas Privadas de Liberdade (PPL’s), completou quatro anos de existência em janeiro deste ano, e teve a sua versão itinerante lançada nesta quinta-feira.

Em sua fase inicial, o programa era realizado somente na capital, contando com a participação de apenas 20 custodiados. Atualmente, devido sua expansão, os trabalhos também foram levados ao interior do Estado, tendo passado pelo programa 2.630 reeducandos.

As ações realizadas pelo programa contemplam manutenções e reformas de praças públicas e espaços esportivos, além de trabalhos voltados para a indústria.

Dentre as atividades desenvolvidas estão as de limpeza e conservação, jardinagem, refrigeração, manutenções prediais, laboração agrícola, industrial, entre outros serviços, resultando assim, na remissão de pena aos custodiados, que antes, só acontecia por meio de atividades de leitura e estudo.

Estiveram presentes na cerimônia, representando o vice-governador, o coronel André Gióia, o secretário da Seap, coronel Paulo César, representantes dos órgãos parceiros, gestores e servidores da Secretaria.

Dando continuidade às ações que levam mão de obra carcerária para a realização de obras em instituições parceiras, nesta tarde, na sede do Comando de Policiamento Especializado (COE), foi celebrada a assinatura dos Termos de Cooperação Técnica entre Seap e a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Seap e Universidade do Estado do Amazonas (UEA), ambos visando a melhoria do Sistema Prisional.

Na ocasião, foram realizadas certificações de 11 reeducandos participantes do curso de ‘Doma, Manejo e Ferrageamento Equino’. Os egressos estão inseridos no Programa Trabalhando a Liberdade Itinerante e atuarão em obras de reparo e construção na sede do CPE.

Para o secretário da Seap, coronel Paulo Cesar “Cuidar do custodiados do Sistema Prisional do Amazonas é a missão do Governo do Estado e da Seap. É preciso dar oportunidades de ressocialização a eles, pois é um direito e nós prezamos isso. Ações como a do Programa Trabalhando a Liberdade Itinerante e as assinaturas dos Termos de Cooperação tanto com a PMAM, quanto com a UEA, só confirmam esse zelo no processo de inclusão e pertencimento desses egressos a sociedade”, pontuou.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *