Search
Close this search box.

Dia das Crianças deve movimentar mais de R$ 56 milhões no comércio de Manaus

Pesquisa de intenção de compras realizada pela CDL Manaus aponta crescimento de 2,3% nas vendas em relação ao ano passado
Data é apontada pelo comércio como a terceira maior em vendas

Manaus (AM) – Apontada como a terceira data mais esperada no calendário do comércio, o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, irá movimentar mais de R$ 56 milhões em vendas na cidade de Manaus, segundo pesquisa de intenção de compras realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus).

O levantamento indicou, ainda, que 94% dos entrevistados planejam presentear nesta ocasião. Além disso, as projeções para 2023 indicam um crescimento de 2,3% nas vendas do varejo em comparação ao ano anterior. O ticket médio estimado e de cerca de R$ 178.

Neste ano, os brinquedos educativos apontam o primeiro lugar na preferência dos entrevistados (24,9%). Em seguida, vem vestuário (15,6%); calçados (12,3%); bola/artigos esportivos (10,8%); eletrônicos (8,7%); boneca (o) (8,1%); livros (5,4%); bicicleta (4,5%); vídeo games (3,3%); instrumento musical (3%); piscina (2,1%) e (1,2%) ainda não sabem o que vão comprar.

Por outro lado, a pesquisa aponta o que as crianças gostariam de ganhar nessa data. Eletrônicos (25%) ficou em primeiro lugar na preferência da criançada; seguido de bola/artigos esportivos (11,1%); bicicleta (10,1%); calçados (9,7%); vestuário (9,4%); boneca (o) (8%); brinquedos educativos (6,6%); piscina (3,8%); brinquedos de pintura (0,7%), e instrumentos musicais (0,7%). E tem aquelas não sabem o que querem ganhar (6,9%).

Os dados mostram também quem as pessoas pretendem presentear no Dia das Crianças. Filho (a) veio em primeiro lugar com (40%); seguido de sobrinho (a) (29%); afilhado e neto empataram e ficaram no quarto lugar (7%); doações (5%); irmão (a) (4%); primo (a) (3%); filho (a) de amigos/parente (2%) e enteado (1%).

Presentes de até R$ 200

Em relação ao valor que pretendem gastar, a estimativa é que (28,9%) gastem de R$ 101 a 200; (26,2%) até R$ 100; (16,8%) de R$ 201 a 300, (12,1%) acima de R$ 500, (8,7%) de R$ 401 a R$ 500 e (7,4%) de R$ 301 a R$ 400.

Quanto à forma de pagamento que será utilizada na hora de comprar os presentes, (29,4%) informaram que vão pagar parcelado no cartão de crédito; (22%) no dinheiro; (19,2%) no pix; (13,1%) no cartão de débito; (7,9%) à vista no cartão de crédito; (4,7%) crediário da loja e (3,7%) parcelado no cartão da loja.

Entre os entrevistados, 33,9% afirmaram que farão compras em shopping center e 27,8% no comércio do Centro foram os principais locais escolhidos para as compras dos presentes, seguido da internet e lojas virtuais (21,8%); comércio de bairro (12,5%) e supermercados (4%).

Os entrevistados também informaram os fatores que influenciam para escolha do local da compra do presente, (75,2%) verificam o preço; (55,7%) variedades e marcas; (52,3%) promoções e descontos; (49%) qualidade dos produtos; (40,3%) atendimento; (25,5%) a facilidade de pagamento; (22,1%) localização; (20,1%) comodidade e (18,8%) estacionamento.

Metodologia

A pesquisa foi realizada via Google Formulários, aplicado através de e-mail marketing e aplicativo de mensagens instantâneas, no período de 1 a 13 de setembro, e contou com a participação de mais de 2.380 pessoas da zona urbana de Manaus, entre homens e mulheres maiores de 18 anos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *