Manaus (AM) – Devido ao risco de deslizamento em outros municípios do Amazonas, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) anunciou que vai decretar situação de emergência em todos os portos federais do Amazonas.
De acordo com o diretor de Infraestrutura Aquaviária do DNIT, Erick Moura, a medida visa evitar o mesmo desastre que ocorreu em Manacapuru, região metropolitana de Manaus.
“A intenção do DNIT é garantir que a gente possa ter mais agilidade e evitar novas situações como essas de Manacapuru.”, afirma Moura.
O diretor descreveu a fragilidade das estruturas após uma análise preliminar de imagens aéreas da área afetada. Ele afirmou que a ponte do porto está pendurada e que equipes do DNIT estão se deslocando para fazer a retirada da estrutura. Até o momento, o solo na região continua extremamente instável.
A situação em Manacapuru e em outras regiões do Amazonas é agravada pela estiagem severa que atinge o Estado. Além dos problemas causados pelo desabamento, a seca tem prejudicado a navegação nos canais da região e causado erosão nas margens. Os portos também estão sendo afetados pelo fenômeno de ‘terras caídas’, o que compromete a segurança e a navegação.
O DNIT aguarda agora as atualizações federais para formalizar a declaração de emergência e dar início aos trabalhos de recuperação da infraestrutura. A resposta rápida é essencial para garantir a segurança da população e evitar novos desastres na região.