Manaus (AM) — Neste domingo (19/05), espetáculos de teatro e dança compõem a programação cultural no Centro Histórico de Manaus. Às 19h, o Ateliê 23 estreia nova temporada de “Helena”, no Teatro da Instalação (Rua Frei José dos Inocentes), e a Focus Cia de Dança, do Rio de Janeiro, apresenta segunda sessão de “Still Reich”, no Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião).
“Helena” conta a trajetória de uma mulher, filha do cantor Cauby Peixoto, mãe de dois filhos, professora que formou muitos jovens no bairro Redenção e superou todas as dificuldades do destino com muita determinação. O público vai acompanhar momentos desde a infância da protagonista até a morte do segundo marido, de quem cuidou durante sete anos. A classificação é de 16 anos.
A obra estreia com novo elenco, figurino, cenário e trilha sonora. Os ingressos custam R$ 50 e R$ 25 (meia-entrada) na bilheteria do espaço, a partir das 18h.
Com direção de Taciano Soares, a produção compõe o projeto “Ateliê 23: 10 anos!”, que tem apoio do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 e Prefeitura de Manaus, através da Lei Paulo Gustavo.
A temporada de “Helena” se estende até agosto, com duas apresentações por mês, no Teatro da Instalação, com capacidade para 200 pessoas na plateia. A próxima sessão em maio acontece no dia 26, domingo.
No elenco estão Amanda Magaiver, Emily Danali, Eric Lima, Fernanda Seixas, Francis Madson, Iogan Montefusco, Julia Kahane, Sarah Margarido, Taciano Soares e Vívian Oliveira. O espetáculo traz músicas novas para a trilha sonora, com arranjos de Guilherme Bonates, Luana Aranha e Stivisson Menezes.
’Still Reich’ com entrada gratuita
A Focus Cia de Dança apresenta, às 19h, a segunda sessão do espetáculo “Still Reich” no Teatro Amazonas, com acesso gratuito. A companhia carioca dirigida pelo coreógrafo Alex Neoral e conhecida por espetáculo com sucessos do Rei Roberto Carlos circula o Brasil com o patrocínio da Petrobras e conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura.
O espetáculo “Still Reich” reúne, em um programa único, peças compostas a partir de músicas do compositor contemporâneo americano, Steve Reich. Inspirado pelo vigor e construções musicais de suas composições, Alex Neoral apresenta quatro de suas obras neste espetáculo: “Pathways”, “Trilhas”, “Wood Steps” e “Keta”.
“Still Reich” foi vencedor do Prêmio Cesgranrio de Dança como melhor coreografia e ainda indicado como melhor bailarino e melhor bailarina.
“Still Reich”, que significa ‘ainda Reich’, é como se o compositor ainda continuasse a inspirar Alex Neoral, uma vez que, depois de quinze anos da primeira peça que criou com músicas dele, novamente o coreógrafo se inspira em suas músicas para a concepção de uma nova obra.