Manaus (AM) – Ao tentar impedir ação dos agentes da Central Integrada de Fiscalização (CIF), o dono de um bar foi preso por desacato e furto de energia elétrica, na madrugada deste sábado (27), na zona Leste de Manaus. O delegado da Polícia Civil, Mauro Duarte informou que a prisão ocorreu, após o suspeito tentar barrar as fiscalizações no estabelecimento, na avenida Itaúba.
No empreendimento do suspeito, as equipes também identificaram a ocupação indevida do espaço público. Outros nove estabelecimentos entre bares e pubs, na mesma localidade, foram fiscalizados.
As CIFs são coordenadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e atuam com a integração de outros órgãos do Governo do Amazonas, da Prefeitura de Manaus, Juizado da Infância e da Juventude Infracional (JIJI) e da Amazonas Energia. Entre a noite de sexta-feira (26/05) e madrugada deste sábado, dez estabelecimentos, na zona leste, que já haviam sido alvos de denúncias foram fiscalizados pelas equipes.
Em uma cervejaria, na Avenida Itaúba, o dono do bar foi preso. A prisão ocorreu, após o suspeito tentar impedir as equipes de realizar as fiscalizações. “Nós fiscalizamos vários estabelecimentos comerciais, bares, casas de shows e no último, a gente encontrou um indivíduo resistindo. Eu mesmo dei ordem para ele abrir o estabelecimento, que ele havia baixado a porta. Desacatou a autoridade, resistiu e resistiu ser algemado. Situação bastante estressante, mas a operação teve êxito porque somente nessa situação tivemos essa anormalidade”, falou o delegado Mauro Duarte.
Além da prisão, o suspeito ainda foi notificado e multado. As sanções foram aplicadas pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). Outros nove estabelecimentos, também foram fiscalizados, sendo que um outro bar, também na avenida Itaúba, foi multado e notificado por ocupar a rua com mesas e cadeiras sem autorização.
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) aplicou 26 autuações por estacionamento irregular e nove autuações em condutores por conduzir motocicletas sem capacete.
Integraram, ainda, a CIF, equipes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) e Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).