Search
Close this search box.

DPE-AM realiza atendimento às famílias vítimas de deslizamento de terra em Beruri

Além do atendimento jurídico para expedição de segunda via de documentos, DPE também promove campanha para arrecadação de doações

Beruri (AM) – Para atuar no atendimento das mais de 70 famílias vítimas do deslizamento de terra ocorrido no último sábado (30/9), na Vila do Arumã, a Defensoria Publica do Estado do Amazonas (DPE-AM) enviou uma equipe para o município de Beruri, no interior do Amazonas. O desbarrancamento, além de deixar famílias desabrigadas, vitimou uma criança de 7 anos e uma jovem de 16. 

A ação de assistência às famílias atingidas é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Cartório Extrajudicial de Registro Civil de Beruri.

Durante a visita às comunidades próximas ao local do acidente, 70 atendimentos foram realizados, entre eles, o da dona Rosa* (nome fictício para preservar a identidade da assistida). “A água levou tudo e sem a documentação a gente não é nada. Então, essa ação da Defensoria para solicitar nossa certidão de nascimento já é um começo e é o que a gente precisa”, afirmou a moradora.    

A defensora pública Márcia Mileni, coordenadora do Polo Rio Negro-Solimões, iniciou a coleta de dados das pessoas afetadas pelo deslizamento e explicou como será o atendimento na localidade. “Nós estamos mapeando as necessidades primárias da população, com escuta cuidadosa. De imediato, a gente já identificou a necessidade de direcionar solicitações de expedição da segunda via da certidão de nascimento e já estamos articulando com o cartório de Beruri para que essa expedição aconteça da forma mais célere possível. Depois disso, poderemos iniciar um planejamento a longo prazo desse atendimento”, contou a defensora.  

Os atendimentos da DPE-AM em Beruri seguem até sexta-feira (6/10), de 8h às 12h, e de 14h às 18h, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), localizado na rua Amazonas, s/n, bairro São Francisco. Ainda em outubro, outra equipe da DPE-AM deve retornar ao município para realizar novos atendimentos. 

Ajuda humanitária

Para auxiliar as famílias afetadas pelo deslizamento de terra, a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (Esudpam) iniciou uma campanha de arrecadação de vestuário, calçados, roupa de cama, mesa e banho, além de alimentos não-perecíveis. A entrega desses itens pode ser feita até a próxima sexta-feira (6/10), na sede administrativa da DPE-AM, localizada na avenida André Araújo, 679, Aleixo, ou na sede da Esudpam, na rua 24 de Maio, 321, Centro.  

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *