Manacapuru (AM) —Em Manacapuru, distante 68 quilômetros da capital amazonense, dois homens, 38 e 42, que não tiveram os nomes divulgados, foram presos por conta do transporte de dez metros cíbicos de madeira serrada sem documentação legal. A prisão da dupla e apreensão do material foram efetuados na madrugada desta terça-feira (14/1) pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPamb).
Conforme a PMAM, os policiais militares do BPAmb foram acionados por uma equipe das Rondas Ostensivas Candido Mariano (Rocam) para averiguar uma ocorrência de crime ambiental, na rua Alameda, bairro Terra Preta. A equipe policial havia interceptado um caminhão e um barco Batelão que realizavam o transporte de madeira.
Na ocasião, os agentes do BPamb questionaram os proprietários do veículo e da embarcação acerca do Documento de Origem Florestal (DOF), obrigatório para o transporte de produtos florestais, e os suspeitos admitiram que não o possuíam, configurando o crime ambiental.
Aproximadamente 10 metros cúbicos de madeira serrada foram apreendidos na ação, além do caminhão e do barco, utilizados no transporte ilegal. A dupla, juntamente com o material apreendido, foi conduzida à Delegacia Interativa de Polícia (DIP), de Manacapuru.