Manaus (AM) — José Maria Araújo Fernandes, 49, e Leandro Lima Fernandes, 19, foram presos por tráfico de drogas no município de Anori, distante 195 quilômetros de Manaus. Com a dupla, presa pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 79ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), do Departamento de Polícia do Interior (DPI), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM) e da Delegacia Fluvial (Deflu), em ação integrada com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), foi apreendida uma tonelada de drogas, entre maconha, oxi e cocaína, avaliada em R$ 10 milhões.
O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, informou que a prisão da dupla ocorreu após o recebimento de uma denúncia anônima. “Então, foi realizada uma campana na área do porto, onde agentes flagraram a transferência da droga de uma embarcação menor para outra maior, que possivelmente seguiria para Manaus, onde o entorpecente seria distribuído”, explicou.
Fraga acrescentou, ainda, que as investigações prosseguem para identificar o destino final da carga e seus receptadores em Manaus. A operação representou um prejuízo de aproximadamente R$ 10 milhões para o crime organizado, com a apreensão de 985 quilos de drogas, volume equivalente a quase uma tonelada.
Prisão e apreensão
O subcomandante-geral da PMAM, coronel Thiago Balbi, relatou que, após a denúncia, uma equipe se deslocou até o local indicado e confirmou a movimentação suspeita. José Maria e Leandro Lima foram flagrados transferindo pacotes embalados de uma embarcação para outra no porto, ambas atracadas lado a lado. A operação interceptou as embarcações, que estavam cobertas por lonas para dificultar a visualização da movimentação.
“Essas prisões e apreensão só foram possíveis graças à denúncia da população. Isso reflete a credibilidade que as forças de segurança conquistaram no interior, com operações e apreensões de armas realizadas rotineiramente nos municípios”, afirmou Balbi.
Ele reforçou a importância das denúncias anônimas e garantiu o sigilo das informações repassadas pela população. A apreensão de quase uma tonelada de skunk demonstra o trabalho contínuo das forças de segurança, que seguirão com operações repressivas e preventivas, tanto no interior quanto na capital.
José Maria e Leandro foram autuados por tráfico de drogas. Após a audiência de custódia, suas prisões foram convertidas em prisão preventiva, e eles permanecem à disposição da Justiça.