Manaus (AM) – Agentes do 23° Distrito Integrado de Polícia (DIP) prenderam, ao longo de sábado (6) e domingo (7), Antônio Aguinaldo Vieira Araújo, 50, e Gilvan Alves Lima, 36, em cumprimento a mandado de prisão preventiva por aplicar golpes de estelionato em filas de caixas eletrônicos em Manaus. A dupla foi presa no bairro Vila da Prata, zona Oeste da capital.
A dupla e mais um terceiro envolvido, identificado como Heider Figueiredo de Araújo, 58, que está sendo procurado, atuavam aplicando golpes em filas de caixas eletrônicos, geralmente localizados em supermercados na cidade. Até o momento, cinco vítimas foram identificadas, entre elas três idosas. Uma delas teve prejuízo de R$ 17 mil.
Conforme o delegado Edgar Moura, titular do 23° DIP, Antônio e Aguinaldo são naturais do estado do Ceará, e Heider é amazonense. As investigações iniciaram no início deste ano, e apontaram o modus operandi dos infratores.
Atuação criminosa
A polícia informou o modo de atuação dos criminosos: eles vão em caixas eletrônicos geralmente localizados em supermercados e ficam observando as vítimas realizarem serviços, no momento em que a vítima sai, um dos infratores a aborda, já em posse de um documento, possivelmente falsificado, escrito ‘faça seu recadastramento’, após isso ele orienta que a vítima a realizar o procedimento naquele terminal eletrônico, alegando que caso não faça, corre o risco de ter a conta bancária bloqueada.
“Nesse momento, a vítima volta e o segundo estelionatário já está com o crachá do banco oferecendo ajuda com o serviço. A partir disso, ele memoriza a senha e, após ela fazer o suposto recadastramento, ele retira o cartão e, sorrateiramente, fica com o cartão da vítima e devolve outro falso”, explica Moura.
A partir disso, o terceiro envolvido já ficava esperando a dupla em um carro Volkswagen, modelo Gol, de cor vermelha, após a fuga, eles começam a realizar saques nos cartões das vítimas e fazer diversas compras.
Investigações
A equipe de investigação obteve acesso às câmeras de segurança do circuito interno e externo dos estabelecimentos e foi possível identificar os estelionatários. Com base nisso, foi solicitada à Justiça pela prisão preventiva deles, e as ordens judiciais foram decretadas pelo Poder Judiciário.
“Nos deslocamos em busca deles e conseguimos localizar e prender Antônio e Gilvan no bairro Vila da Prata, bem como apreender o veículo que eles utilizavam para dar apoio à prática criminosa”, informou.
No momento da prisão Antônio ofereceu R$ 2.355 para não ser preso, razão pela qual foi preso em flagrante por corrupção ativa.
Procurado
Quem possuir informação sobre o paradeiro de Heider Figueiredo de Araújo, pode entrar em contato pelo número (92) 98514-5048, disque-denúncia do 23° DIP, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A identidade do informante será mantida em sigilo.
Além disso, qualquer pessoa que tenha sido vítima de crime parecido deve procurar o 23º DIP para proceder ao reconhecimento dos suspeitos.
Procedimentos
Ambos responderão por estelionato majorado e associação criminosa, e foram encaminhados à audiência de custódia e ficarão à disposição do Poder Judiciário.