Search
Close this search box.

Efeitos da Seca: 98 botos são encontrados mortos em Coari

Entre setembro e outubro, 155 mortes de votos foram registradas em Tefé

Coari (AM) – A seca histórica que atinge o Amazonas segue provocando tragédias ambientais. Pesquisadores já encontraram 98 botos mortos, no município de Coari, interior do Estado.

Vale reforçar que a operação iniciou em outubro e conta também com apoio da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Sea Shepherd Brasil, Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) e Prefeitura de Coari. Do número total de animais mortos, dois terços correspondem aos botos tucuxis.

Entre setembro e outubro, outro caso no Amazonas chamou a atenção. Foi o registro de 155 mortes de botos-vermelhos e tucuxis, em Tefé.

Importante destacar que ambas espécies se encontram classificadas com ameaça de extinção (IUCN, Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas do Brasil).

No início do mês, foi instaurado o Sistema de Comando de Incidente na região de Coari, e com isso, agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) se direcionaram à cidade, para instalar o um posto de comando e compor com as equipes já presentes, contribuindo nas investigações e assim evitar novas mortes.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *