Amaturá (AM) — Dez toneladas de alimentos produzidos por agricultores familiares indígenas de Amaturá (distante 909 quilômetros de Manaus) foram entregues, na manhã desta quinta-feira (20/02), a escolas indígenas do município. A logística dos alimentos, adquiridos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Indígena, foi efetuada pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).
Os itens alimentícios correspondem às produções de agricultores das aldeias Bom Pastor, São Francisco de Canimari, Canimaru, e das comunidades Niterói e Bom Ramal. Os produtos incluem banana pacovan, tucumã, farinha, mamão, laranja, pimentão, banana maçã, castanha, goiaba e macaxeira, segundo informou o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Amaturá, Darney Nunes.
“Recebemos a produção de 28 agricultores indígenas, etnias Tikuna e Cambeba, inscritos no PAA. Estes são alimentos que serão destinados a escolas indígenas do município, contribuindo para a segurança alimentar das crianças matriculadas”, destacou o gerente.
Em Amaturá, além de receber as inscrições dos agricultores familiares no programa, o instituto é responsável pelos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) aos trabalhadores rurais no município.
PAA Indígena
O PAA Indígena um programa do Governo Federal que proporciona a compra direta de alimentos de agricultores familiares, sem necessidade de licitação, e os destina a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, bem como à rede socioassistencial, equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e à rede pública de ensino.
Coordenado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), o PAA tem como objetivo fortalecer a agricultura familiar, por meio da geração de emprego e renda e, assim, promover a economia local e a redução da insegurança alimentar e nutricional no país.