Search
Close this search box.

Em Brasília, governador Wilson Lima destaca importância da conectividade na Amazônia

O assunto foi tratado em debate sobre o Programa Amazônia Integrada e Sustentável (Pais)
Foto: Diego Peres / Secom

Brasília (DF) — A conectividade no Amazônia foi a pauta de reunião em Brasília, nesta quinta-feira (17/8), entre o governador do Estado, Wilson Lima, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri; o governador do Departamento do Amazonas da Colômbia, Jesus Galdino Cedeño; e o embaixador da República da Colômbia no Brasil, Guillermo Rivera.  Na ocasião, foi debatido a importância Programa Amazônia Integrada e Sustentável (Pais) para a região, da qual o Amazonas faz parte.  

Segundo Lima, o Pais vai garantir a conectividade entre o município amazonense de Tabatinga, distante 1.108 quilômetros de Manaus, e a cidade vizinha colombiana de Letícia. “Isso é fundamental porque a conectividade diminui as distâncias, facilita o empreendedorismo e o social, e, quando destaco a questão social, falo de educação, de saúde, de assistência social. Então, é um ganho muito grande para aquela região da calha do Solimões”, disse.

O governador também chamou a atenção para outro ponto, que, segundo ele, será histórico. “Esse cano de fibra ótica também vai passar por uma comunidade chamada Belém do Solimões, a maior comunidade indígena do Brasil, no município de Tabatinga. Então, fazer com que os indígenas também tenham acesso a um serviço tão fundamental como é esse da internet será um momento histórico e simbólico”, completou.

Demais pontos

Na reunião, foram tratados, também, assuntos referentes às obrigações de cobertura oriundas do Edital do 5G conduzido pela Anatel, assim como as possibilidades de interconexão, por meio das infovias que estão sendo implantadas no âmbito do Pais.

Na ocasião, o governador do Amazonas destacou que o programa rompe limites de nacionalidades, já que na região todos são amazônidas. Ainda segundo Lima, é essencial haver conexão, já que com as imensas distâncias da Amazônia, é a tecnologia que permite levar avanços em áreas prioritárias como educação, saúde e segurança à população.

O Pais

Instituído em novembro de 2021, o Programa Amazônia Integrada e Sustentável visa implantar rede de transporte de fibra óptica de alta capacidade ao longo dos rios da região amazônica e de redes metropolitanas nos municípios conectados à rede de transporte.

As redes implantadas permitirão a conexão de estabelecimentos públicos, como instituições de ensino, unidades de saúde, bibliotecas, instituições de segurança pública e tribunais.

O decreto que instituiu o Pais autorizou, ainda, a realização de parcerias, públicas ou privadas, para utilização da capacidade excedente das redes implantadas, garantindo a sustentabilidade econômica do Programa e permitindo a oferta de serviços de telecomunicações, o que será garantido por um Comitê Gestor a fim de alcançar o principal objetivo do programa, que é ofertar serviço de banda larga de boa qualidade à população da Amazônia.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *