Codajás (AM) — Um homem de 38 anos foi preso pelo transporte irregular de dois mil litros de combustível. Realizada pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), a prisão aconteceu na última quarta-feira (14/3), na orla fluvial do município de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus).
Por volta das 9h, a equipe de policiais militares, em patrulhamento pela orla fluvial do município, recebeu denúncia informando que um homem era o responsável pelo abastecimento e logística para os piratas, no Rio Solimões. Então, a equipe policial foi ao local onde encontrou um barco com tanque de combustível contendo mais de 2 mil litros de combustível.
Na ocasião, o responsável foi abordado e questionado sobre a licença de operação e a documentação de origem do combustível. Ele informou que não possuía.Por conta da falta de documentação, o suspeito recebeu voz de prisão e foi conduzido à 78ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Codajás.
Segundo o artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais, causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora tem pena de reclusão, de um a quatro anos, e multa.