Search
Close this search box.

Em debate para a presidência do Crea-Am, Sanches promete fortalecer conselho no interior

Os candidatos à presidência do Crea-Am apresentaram as propostas durante debate na Tv Onda Digital
Foto: Reprodução

Manaus (AM) – Faltando poucos dias para as eleições 2023 do Sistema Confea/Crea e Mútua, que acontecerão no dia 17 de novembro, aconteceu na tarde desta segunda-feira (13/11), o debate entre os candidatos a presidente do Conselho Regional de Agronomia e Engenharia do Amazonas (Crea-Am). O debate foi realizado pela primeira vez no formato on line, com transmissão ao vivo na Rede Onda Digital, tanto pela Tv quanto pela Rádio, no Programa Meio Dia, com Jefferson Coronel.

Antes de iniciar o debate, nos bastidores, o professor Sanches, como é conhecido, falou da importância de um grupo de comunicação abrir espaço para discussões sobre o exercício dos profissionais do Crea Amazonas e sobre as eleições de um conselho tão importante para a sociedade.

“Este momento é muito importante para o profissional do Crea-Am. É a oportunidade de conhecer as propostas, exercendo assim a democracia através do voto, elegendo seu representante com responsabilidade e compromisso”, afirmou Sanches.

Abertura do Debate

O professor Sanches abriu o debate e durante a fala, ressaltou sua experiência profissional, como Coronel do Quadro de Engenheiros Militares do Exército Brasileiro, Engenheiro Civil, Engenheiro Cartógrafo, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Funcionário Público, Professor Universitário, Doutor em Planejamento e Estratégia pela ECEME/RJ e como Diretor Geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua-Am, nos triênios 2018/2020 e 2021/2023. Em um gesto cordial citou a importância da participação das mulheres profissionais do Crea-Am e chegou a entregar rosas para a candidata Alzira.

O debate foi intermediado pelo jornalista Jefferson Coronel e durante duas horas, foram discutidos projetos para a gestão do triênio 2024-2026 do Crea-Am.

Interiorização do Crea-Am

O candidato professor Sanches falou da importância das inspetorias no interior do estado e ainda o que pretende elaborar para minimizar as lacunas.

Ele falou da importância de estimular a participação em atividades desportivas e opções de lazer e entretenimento, promover a integração entre os profissionais com a criação do Clube do Crea-Am.

Um dos pontos altos do debate, deu-se quando foi abordada a questão do piso salarial, adotado pelo Confea/Crea (Lei 4.950-A de 1966) sendo, 6 salários mínimos como base de cálculo para uma jornada de trabalho diária de 6 horas. Segundo Sanches é preciso reativar o Sindicato dos Engenheiros do Amazonas (SENGE/AM) para representar as reivindicações da classe sobre o tema.

Como Diretor Geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua-Am, nos triênios 2018/2020 e 2021/2023, Professor Sanches destacou que assumiu a entidade com 700 associados e ampliou para quase 2300. Ainda possibilitou a concessão de mais de 18 milhões em benefícios aos profissionais. Um valor superior a todas as gestões anteriores da Mútua somadas.

Outro tema de destaque foi sobre as oportunidades de trabalho para os profissionais do Crea-Am e a qualificação da mão de obra.
Uma antiga reclamação dos profissionais do Crea também foi tema do debate, eles reclamam da demora excessiva na emissão da Certidão de Acervo Técnico (CAT), com casos que levam mais de 6 meses e contam com inúmeras desistências.

O debate foi avaliado de forma positiva pelos eleitores do Crea e encerrou sem nenhum tipo de desconforto entre os candidatos. Para o professor Sanches o debate foi uma expressão da democracia no processo eleitoral do conselho.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *