Manaus (AM) – Para o biênio 2025/2026, a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) tomou posse nesta segunda-feira (3/2). O deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), reconduzido à presidência da Casa até 31 de janeiro de 2027, anunciou a realização de um concurso público.
A solenidade contou com a presença do governador Wilson Lima (União Brasil) e do vice-prefeito de Manaus, Renato Junior (Avante), representando o prefeito David Almeida (Avante), e demais autoridades e secretários estaduais.
A Mesa Diretora é composta pelo deputado Adjuto Afonso (União Brasil) como 1° vice-presidente; deputado Abdala Fraxe (Avante) como 2° vice-presidente; deputada Joana Darc (União Brasil) como 3° vice-presidente.
Na secretaria-geral estará a deputada Alessandra Campelo (Podemos); como 1° secretário, o deputado Delegado Péricles (PL); 2° secretário, o deputado Cabo Maciel (PL) e 3° secretário, o deputado João Luiz (Republicanos).
As funções de corregedor e de ouvidor da Casa serão assumidas pelos deputados Sinésio Campos (PT) e Felipe Souza (PRD), respectivamente.
Durante discurso, Roberto Cidade anunciou para 2025 a realização de um novo concurso público da Casa após 14 anos. O presidente confirmou, ainda, a inauguração do Centro de Inclusão Sensorial para Crianças Autistas e com Síndrome de Down, a ampliação dos cursos da Escola do Legislativo e o fortalecimento do Centro de Cooperação Técnica do Interior (Ccoti) para apoiar a atualização das Leis Orgânicas dos municípios.