Em Japurá, 67 pescadores são inscritos no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF)

As inscrições foram realizadas pelo Idam durante mutirão de regularização de documentos rurais.
Foto: Divulgação

Japurá (AM) — Em Japurá, distante 744 quilômetros de Manaus, durante mutirão de regularização de documentos rurais, encerrado nesta quarta-feira (22/1), foram realizadas 67 inscrições no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e a elaboração de um CAF Jurídico. À frente da atividade, que iniciou na terça-feira (21/01), esteve o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio da Unidade Local (UnLoc) Idam/Japurá. 

Entre os beneficiados pelo mutirão estiveram os pescadores artesanais, que obtiveram o CAF, e a Colônia de Pescadores Z-55, contemplada com o CAF Jurídico. A iniciativa, segundo gerente da UnLoc Idam/Japurá, Jonatas Rego, teve como objetivo promover a regularização dos trabalhadores rurais para que eles tenham acesso a políticas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e recursos do Fundo de Promoção Social (FPS). 

“Com os pescadores devidamente inscritos no CAF, pudemos elaborar também o CAF jurídico da colônia Z-55, o que permitirá maior organização desses trabalhadores rurais para que eles participem dessas políticas públicas”, ressaltou o gerente, ao acrescentar que, por meio da ação, foram beneficiados 40 pescadores da sede do município e 27 de diversas comunidades ribeirinhas.

Jonatas destacou que, embora o mutirão tenha sido encerrado nesta quarta-feira, o trabalho de regularização na UnLoc é contínuo. “Basta procurar as unidades do Idam presentes em todos os municípios amazonenses, onde, além do CAF, também são viabilizados documentos como o Cartão do Produtor Primário (CPP) e Cadastro Ambiental Rural (CAR), por exemplo”, concluiu.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *