Lábrea (AM) — Ao longo deste mês de abril, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) efetuou a emissão e renovação de 111 Cadastros Nacionais da Agricultura Familiar (CAF’s) em Lábrea e Pauini (distantes 702 e 923 quilômetros, respectivamente, de Manaus). A regularização contemplou agricultores familiares de 32 comunidades rurais da Reserva Extrativista (Resex) do Médio Purus, localizada nos dois municípios.
Realizada durante 14 dias, a ação itinerante foi encerrada no domingo (27/04). De acordo com o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Lábrea, Jefferson Pires Araújo Filho, das 32 comunidades atendidas no decorrer da atividade, 25 estão localizadas em Lábrea e sete em Pauini, todas na Resex do Médio Purus. “A ação teve como foco garantir a regularização desses agricultores, que, agora, devidamente inscritos no cadastro, poderão acessar uma série de benefícios, como políticas públicas”, disse o gerente.
Sobre os benefícios que o CAF garante ao trabalhador rural, destaca o gerente, estão políticas públicas governamentais como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa da Regionalização da Merenda Escolar (Preme), subvenções e crédito rural.
À frente do serviço de regularização esteve a UnLoc Idam/Lábrea, com o apoio da Prefeitura Municipal de Lábrea e das associações dos Produtores e Beneficiadores de Produtos Agroextrativistas de Lábrea (Aprobal), dos Produtores Agroextrativistas da Comunidade José Gonçalves (APACJG) e dos Produtores Agroextrativista do Médio Purus (Atamp).