Search
Close this search box.

Em Manaus, 1,6 tonelada de carne bovina irregular é apreendida em supermercado

Fiscais da Visa Manaus constataram condições irregulares de armazenamento e manipulação do alimento

Manaus (AM) – Em fiscalização em um supermercado da zona Sul de Manaus, equipe da Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apreendeu de 1,6 tonelada de carne bovina em condições irregulares de armazenamento e manipulação. 

A ação, realizada na tarde de segunda-feira (18/3), foi em conjunto com a Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor da Polícia Civil (Decon).

“Recebemos uma denúncia referente à venda de carne em condições impróprias para o consumo nesse estabelecimento, e fomos prontamente verificar”, explicou o diretor em exercício da Visa Manaus, Ricardo Celestino.

“No supermercado, os fiscais da Gerência de Vigilância de Alimentos (Gevali), da Visa Manaus, constataram a presença de uma grande quantidade de carne submetida a vários procedimentos inadequados.Além das peças terem sido congeladas pelo próprio supermercado, que não tem autorização para o procedimento, elas estavam sendo embaladas para venda sem as devidas informações de procedência, data de validade, selo de inspeção sanitária e demais itens exigidos pela legislação sanitária. Sem esses dados, não há como garantir a segurança do alimento para aquisição e consumo pelos clientes”, acrescentou Celestino.

Pelas infrações, os responsáveis pelo supermercado irão responder a Processo Administrativo Sanitário, que pode resultar em multa de 1 a 400 Unidades Fiscais do Município (UFM), cujo valor unitário atual é de R$ 139,82, sem prejuízo de outras sanções eventuais.

A carne apreendida, por sua vez, foi retirada do estabelecimento e levada para o descarte adequado pelos fiscais.

A população pode denunciar irregularidades sanitárias relativas a produtos e serviços, por meio da Ouvidoria da Visa Manaus, no número (92) 98842-8481, ou pelo e-mail visamanaus.ouvidoria@gmail.com.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *