Manaus (AM) — Um homem identificado como Josué da Costa Araújo foi preso e dois adolescentes adolescente foram aprendidos por conta do furto de seis motocicletas em vitrines de concessionárias de Manaus. A prisão e as apreensões foram realizadas por oliciais civis do 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) prenderam, na quarta-feira (17/07).
Os detalhes da operação foram divulgados, nesta sexta-feira (19/7), pelo delegado do 1º DIP, Cícero Túlio, ao informar que o grupo já estava sendo investigado, pois as equipes da delegacia obtiveram informações de que o bando estava agindo nesse tipo de furto na Região Metropolitana de Manaus, em especial na área de circunscrição da unidade policial. Eles se aproximavam dos locais e estudavam a rotina e o funcionamento das lojas.
“Os indivíduos sempre agiam em bando e aproveitavam o momento oportuno para retornarem ao local. Na sequência, quebravam as vitrines das lojas e subtraíam os veículos que estavam mais próximos da saída e, em seguida, faziam o reboque das motocicletas. Inclusive, recuperamos uma moto avaliada em aproximadamente R$ 90 mil”, relatou o titular do 1° DIP.
Ainda segundo Túlio, as imagens das câmeras de vigilância do entorno do local facilitaram a identificação dos autores. “Com isso, as diligências se intensificaram e, com êxito, foi possível localizá-los. Os adolescentes participavam ativamente dos crimes. Além disso, há outro envolvido que fazia o escoamento de peças desmontadas dos veículos”, disse.
Procurado
Marcelo Aquino Ribeiro está sendo procurado por envolvimento no crime. As investigações apontaram que ele supostamente seria responsável por receptar parte dos materiais desmontados, além de estar em posse de outra motocicleta que ainda não foi recuperada.
A PC-AM informa que quem souber a localização do indivíduo deve repassar as informações para os números (92) 98116-9099, disque-denúncia do 1° DIP, ou pelo 181, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). A identidade do denunciante será preservada.
Procedimentos
Josué responderá por furto qualificado, passará por audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça. Os adolescentes foram encaminhados para a Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), que dará prosseguimento aos procedimentos cabíveis.