O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) recebeu, nesta quinta-feira (23), produtores de café do distrito de Balbina (localizado no município de Presidente Figueiredo, distante 117 quilômetros da capital), para ouvir demandas do setor e garantir mais apoio ao desenvolvimento e fortalecimento da cafeicultura na Região Metropolitana de Manaus.
Entre as demandas apresentadas pela associação, que possui atualmente 25 associados, está a necessidade de uma patrulha mecanizada com trator e implementos agrícolas para o preparo do solo. Também foi requisitada a implantação de um viveiro de mudas de café.
“A gente tem usado clones que recebemos dos viveiros de Silves e hoje apresentamos a necessidade de ter um viveiro mais perto. Por isso, estamos solicitando que seja instalado um em Balbina. Saímos daqui com a certeza de que teremos mais assistência e estaremos também mais próximos do Idam”, explicou o secretário executivo da Associação de Produtores Rurais Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (APRNS), José Ribamar.
Para o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, o encontro com os produtores foi importante para fortalecer o relacionamento entre a organização e o Instituto, com apoio da Unidade Local (Unloc) de Balbina, e fomentar a cultura já existente na comunidade.
“É do nosso interesse o desenvolvimento da cafeicultura em todo o estado, principalmente, em Balbina, pois já existe café sendo produzido e beneficiado. Esse projeto servirá para aumentar a área de produção, para ter uma produtividade maior, gerando mais empregos e renda para a comunidade”, concluiu Borges.
Estiveram presentes na reunião, o gerente da Unidade Local (UnLOC) da Vila de Balbina, engenheiro agrônomo André Castilhos, integrantes da Associação de Produtores Rurais Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Aprns), o secretário executivo da associação, o também engenheiro agrônomo José Ribamar e secretário executivo da APRNS e membros da Cáritas Arquidiocesana de Manaus.