Parintins (AM) – De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do início do mês ate o último sábado, 18/11, já foram registrados no Amazonas 612 focos de queimadas. E um destes locais que sofrem com essa situação, é o município de Parintins, interior do Amazonas. Desde o último dia 15 de novembro, a Prefeitura do município pediu ajuda ao Ibama, para intensificar as ações de combate aos incêndios florestais.
Em alguns locais, árvores foram consumidas pelas chamas e algumas tombaram em estradas. Há pelo menos cinco dias , homens da Brigada Pronto Emprego de Rondônia estão no local. E atuando em diversos pontos do município.
Os focos de incêndio se concentram na região da Vila Amazônia, especialmente nas comunidades de Vista Alegre, na estrada Toledo Piza, em direção ao Rio Tracajá.
Segundo o superintendente do órgão no Amazonas, Joel Araújo, essa situação nunca tinha ocorrido na cidade. Os brigadistas têm atuado para evitar que as chamas atinjam plantações e residências na região.
“Está muito preocupante porque muitos produtores perderam tudo e a gente sabe que esses incêndios são causados por ação humana. Temos registros que pecuaristas colocam fogo no campo para renovar o pasto e ainda ocorrências de focos em algumas áreas de produção rural. É preciso também muita conscientização da população para gente evitar que o problema tome uma proporção ainda maior”, explicou.