Em São Sebastião do Uatumã, 150 produtores rurais participam de capacitação sobre cafeicultura

Boas práticas relacionadas à cultura foram abordadas pelo Idam juntos aos trabalhadores participantes da capacitação, nesta quinta-feira
Foto: Divulgação

São Sebastião do Uatumã (AM) — Mais de 150 agricultores familiares de São Sebastião do Uatumã, a 247 quilômetros de Manaus, participaram, nesta quinta-feira (10/4), do Dia de Campo do Café, atividade promovida pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) que visa a divulgação de boas práticas e o impulsionamento da cultura cafeeira no estado.

Realizada em parceria com a Prefeitura de São Sebastião do Uatumã, a metodologia de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) adotada pelo Idam na produção de café foi apresentada na propriedade da agricultora Juliani Monteiro, localizada na zona rural do município. O espaço conta com 0,7 hectare de área plantada e com colheita prevista para ocorrer no final de maio.

Durante a capacitação, os participantes tiveram acesso a uma série de informações relacionadas ao processo produtivo de café, segundo a coordenadora do Projeto Prioritário (PP) do Café do Idam, Ana Cecília Lobato.co “Em quatro estações na propriedade, foram abordados os aspectos necessários para a regularização ambiental, como ocorre o processo de implantação de área do café, quais os cuidados a serem tomados em relação à cultura, adubação de plantio e plantio em linha dos clones”, informou.

A qualificação se estendeu, ainda, ao manejo da cultura, pragas, doenças, colheita e pós-colheita do café, além dos aspectos relacionados ao custo de implantação, conforme a coordenadora.

Avanço da cafeicultura

Em São Sebastião do Uatumã, a largada da cultura cafeeira teve há início dois anos e meio, quando, por meio do PP do Café, aconteceu a instalação de uma Unidade Demonstrativa (UD), com o propósito de promover as boas práticas de manejo da cultura e, também, capacitar os trabalhadores rurais interessados em ingressar na atividade. A empreitada contou, inicialmente, com a participação de seis agricultores familiares, segundo a gerente da Unidade Local (Unloc) Idam /São Sebastião do Uatumã, Kerolly Lopes.

Na avaliação da gerente, o avanço da cultura no município é notável. “A agricultora Juliani Monteiro, por exemplo, já produz suas próprias mudas na propriedade e está ampliando seu plantio. Ela é uma das candidatas a participar do Concurso Florada Premiada, da empresa Três Corações, que ocorre na Semana Internacional do Café em Belo Horizonte (MG), o que demonstra que a cafeicultura está crescendo no município”, comemorou.

A gerente atribuiu, ainda, o avanço da cultura aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) disponibilizado pelo Idam, como o Dia de Campo. “É uma oportunidade de mostrar o resultado do trabalho intenso desses dois anos e, também, de capacitarmos um número maior de agricultores familiares para que eles possam dar início às suas lavouras de café”, concluiu.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *