Silves (AM) — O município de Silves, distante 204 quilômetros de Manaus, passou a contar, a partir desta quarta-feira (11/9), com uma escola do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) de tempo integral. A unidade foi construída por meio de uma parceria do Governo do Amazonas com a empresa Eneva, como forma de contrapartida social, para formar mão de obra qualificada em áreas como petróleo e gás, demanda crescente no estado por conta da exploração do gás natural.
“Quando viabilizamos um empreendimento desse e vemos o resultado das contrapartidas sociais, isso nos faz entender que estamos no caminho certo de avançar em parcerias com a iniciativa privada, resultando em benefício e oportunidade para os jovens”, afirmou o governador Wilson Lima.
A Escola de Educação Profissional e Tecnológica Professor Wilson Carvalho Pereira atende 90 alunos em cursos técnicos de Gás e Energia, eletromecânica e Agropecuária, que também recebem qualificação profissional em Informática. O grupo foi selecionado em edital específico para a escola e iniciaram as aulas em agosto, com carga horária de 800 horas e cursos com previsão de conclusão de 10 meses. Os alunos recebem durante a formação uma bolsa, no valor de R$ 1,3 mil, pagas pela Eneva.
A escola incluiu a reestruturação de laboratórios técnicos, de informática, salas de aula, ampliação da biblioteca e construção de um auditório para 280 pessoas. A unidade também conta com lanchonete, quadra coberta e espaços de convivência, além de diretoria, secretaria e sala de professores.