Search
Close this search box.

Em situação de emergência por conta da cheia, Envira recebe 6,5 tonelada de alimentos

Os alimentos foram destinados a moradores das zonas urbana e rural da município, que sofre os efeitos da cheia do rio Tarauacá
Foto: Divulgação

Envira (AM) — Afetada pelas elevação contínua da água do rio Tarauacá e afluentes, na Calha do Juruá, a cidade de Envira, distante 1.208 quilômetros de Manaus, recebeu, nesta semana, 6,5 toneladas de alimentos, que serão destinados aos moradores locais afetados pela cheia. Entre as áreas comprometidas do município, que está em estado de emergência, estão as zonas urbana e rural, onde já foram registradas inundações, segundo a Defesa Civil do Amazonas.

O secretário de Defesa Civil do Amazonas, coronel Máximo, destacou a importância da colaboração entre as Defesas Civis Municipais e o estado enfatizam o compromisso mútuo na prestação de auxílio aos municípios afetados. “Monitoramos diuturnamente a situação dos 62 municípios do Amazonas, e estamos de prontidão para atuar com ações complementares uma vez que o desastre extrapola a capacidade de resposta municipal.”

Ajuda Humanitária

Em 2023, os 62 municípios foram contemplados com ajuda humanitária estadual durante a Operação Estiagem. Nesse período, o Governo Estadual, por meio da Defesa Civil do Amazonas, entregou 95.855 cestas básicas, o que equivalente a 1.802 toneladas de alimentos não perecíveis que foram destinados aos ribeirinhos dos lugares mais longínquos do estado.

Também foram distribuídos 109.178 mil litros de água tratada e instaladas 65 estruturas de tratamento de água nas comunidades afetadas, em um trabalho conjunto da Defesa Civil com a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) para a execução do programa Água Boa.

A Defesa Civil distribuiu, ainda, 83.340 litros de água mineral e instalou 53 purificadores de água e sete Estações de Tratamento de Água Móvel (Etam’s) nos municípios de Careiro da Várzea, Uarini, Tefé, Parintins, Japurá, Fonte Boa e Manaquiri, sendo que oito estão em processo de montagem. As estruturas foram instaladas em uma embarcação e têm a capacidade de atender até 5 mil pessoas por dia, com água potável.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *