Search
Close this search box.

Embarcações e motores são entregues a comunidades rurais da capital afetadas pela seca

A ação foi realizada nesta sexta-feira pela Prefeitura de Manaus, que já decretou situação de emergência na capital devido à estiagem.
Foto: Divulgação

Manaus (AM) — Após decretar situação de emergência na capital amazonense devido à estiagem que afeta o Amazonas, a Prefeitura de Manaus realizou, na manhã desta sexta-feira (29/9), a entrega de 20 embarcações, tipo bote, e 60 motores, que irão beneficiar quase 150 comunidades em nove polos rurais da capital.  A ação tem como objetivo auxiliar as famílias afetadas pela seca dos rios.

Segundo o prefeito de Manaus, David Almeida, os auxílios e benefícios concedidos reforçam o compromisso com as comunidades neste momento de seca severa. “São 55 comunidades mapeadas, sendo 33 no rio Negro e 17 no rio Amazonas. Já estamos entregando para os líderes dessas comunidades esses motores e mais os botes, para que possam auxiliar no transporte de quem vive próximo aos rios”, disse.

O prefeito destacou, ainda, que na ´róxima segunda-feira (2/10), novas ações serão realizadas pela prefeitura. “Nós sairemos com balsas para os rios Negro e Amazonas, juntamente com a concessionária de água, levando água potável para a população, além de cestas básicas e alimentos. Somados a isso, estamos em tratativas para que, nesse mesmo período, possamos perfurar 30 poços nas comunidades que ainda não têm o abastecimento de água potável”, completou. 

Decreto

O prefeito David Almeida assinou e publicou o Decreto 5.694 (em anexo), no Diário Oficial do Município da última quinta-feira (28/9), no qual que declara, pelo período de 90 dias, a situação de emergência em Manaus, por conta da estiagem. 

O documento prevê uma série de ações para o enfrentamento da vazante no município, entre articulação com os governos estadual e federal, contratação temporária de pessoal e aquisição de bens e materiais, se necessário, para o atendimento da população no período.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *