Search
Close this search box.

Ensaios gerais do 26º Festival de Cirandas de Manacapuru iniciam nesta segunda-feira

Os ensaios acontecem entre esta´segunda-feira e quarta-feira (28/8) no Parque do Ingá.
Foto: Divulgação

Manacapuru (AM) — Iniciam nesta segunda-feira (26/8), no Parque do Ingá, em Manacapuru, a 68 quilômetros de Manaus, os ensaios gerais das cirandas Tradicional, Flor Matizada e Guerreiros Mura. Abertos ao público, os ensaios têm início às 20h, com o ensaio de uma ciranda por dia.

Os ensaios gerais servem para que cada agremiação folclórica faça os ajustes finos das apresentações para o 26º Festival de Cirandas de Manacapuru, que acontece entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro no mesmo local onde acontecem os ensaios: o Parque do Ingá.

Nesta segunda-feira (26/8), é a Ciranda Tradicional que realiza seu ensaio técnico geral. Defendendo as cores vermelho, dourado e branco, a Tradicional apresenta este ano o tema “Marangatu: Uma Odisseia Amazônica”. O tema defende que uma entidade virá em socorro da humanidade, em uma odisseia que reafirmará aquilo que muitos relutam em compreender: que quem nos guarda são os povos originários.

Na terça-feira (27/08), é a vez da Ciranda Flor Matizada realizar os ajustes finos de sua apresentação utilizando o espaço do Parque do Ingá. Defendendo as cores lilás e branco, as mesmas que compõem as tonalidades da Flor de Manacá, a Flor Matizada defende, em 2024, o tema “O Alvorecer Matizado: Um Voo pela Vida”, mostrando que o espaço cirandeiro é prodigioso em receptividade, acolhimento e fraternidade, onde o cultivo à vida é lei.

Encerrando a série de ensaios gerais, a Ciranda Guerreiros Mura faz seus derradeiros ajustes da temporada na quarta-feira (28/08). Nas cores azul, vermelho e branco, a agremiação vai defender o tema “Sob o Véu de Iacy”, que promete uma viagem inesquecível, guiada pelo imaginário caboclo, na qual será apresentada a noite da Floresta Amazônica.

Cultura amazônica

O 26º Festival Folclórico de Manacapuru é realizado pelas agremiações, com operacionalização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Prefeitura de Manacapuru. 

Os espetáculos oficiais iniciam às 21h30, e cada noite é dedicada a uma agremiação. A Tradicional abre o festival na sexta-feira (30/08); na noite seguinte, sábado (31/08), é a vez da Flor Matizada e, na terceira e última noite (01/09), a Guerreiros Mura encerra o festival.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *