Manaus (AM) – Em cumprimento ao mandado de prisão preventiva, Gilmar dos Santos da Costa, 35, foi preso nesta quinta-feira (4), por volta das 7h, por agentes da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), com o apoio da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai). Gilmar estava foragido da Justiça por envolvimento na morte do adolescente Diego Prestes de Almeida, 17. O crime ocorreu no dia 16 de março de 2013, nas dependências de uma unidade hospitalar de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus).
O titular da unidade especializada, delegado Ricardo Cunha, informou que Gilmar e outros dois suspeitos participaram do crime. Eles tiveram um desentendimento com a vítima, que ficou lesionada e foi encaminhada ao hospital, mas, posteriormente, o trio invadiu o local e mataram Diego com uma arma branca.
“Na época, todos os indivíduos foram presos em flagrante e, posteriormente, passaram a responder em liberdade, no entanto, Gilmar fugiu do município em 2019 e passou a morar em Manaus, e não respondeu mais o processo naquela comarca, motivo pelo qual teve sua prisão preventiva decretada”, explicou Cunha.
Ainda conforme o delegado, a equipe da DEHS recebeu denúncias sobre o paradeiro de Gilmar em Manaus, por meio da Seai, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM). Com base nisso, os policiais foram até o bairro São José Operário, Zona Leste, e cumpriram a ordem judicial.
Gilmar responderá por homicídio e ficará à disposição do Poder Judiciário.