ERT Bioplásticos inaugura fábrica em Manaus, com projeção de 15 mil toneladas no primeiro ano

A nova planta, no PIM, é a segunda da empresa e foi projetada para atender demandas de exportação para outros países da América Latina

Manaus (AM) – Com projeção de alcançar 15 mil toneladas de bioplásticos compostáveis no primeiro ano de operação, a ERT Bioplásticos inaugurou, nesta segunda-feira (5/5), uma nova unidade fabril no Polo Industrial de Manaus (PIM). A instalação integra a estratégia de descentralização da produção, com aproveitamento dos incentivos fiscais da Zona Franca de Manaus.

A nova planta é a segunda da empresa — a primeira fica em Curitiba (PR), com capacidade anual de 7 mil toneladas. A unidade manauara deve adicionar inicialmente 10 mil toneladas à capacidade produtiva da ERT, com projeção de alcançar 15 mil toneladas ainda no primeiro ano de operação.

“A inauguração da planta em Manaus é um marco estratégico para a ERT. Além de ampliar nossa capacidade produtiva e nos aproximar ainda mais dos principais pólos industriais e logísticos do país, reforçamos nosso compromisso com a industrialização de base renovável e com o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, diz Kim Fabri, CEO da ERT Bioplásticos, em nota. Ele acrescenta que a nova operação irá gerar impacto positivo na economia local e fomentar empregos qualificados.

A produção será voltada à transformação de PLA (poliácido láctico), um biopolímero de origem renovável derivado da cana-de-açúcar e do amido de milho. A ERT utiliza uma tecnologia própria para aprimorar o desempenho do PLA e permitir aplicações com características similares às dos plásticos convencionais, mas com menor impacto ambiental.

Segundo a empresa, a nova fábrica já inicia as operações com contratos ativos, incluindo o fornecimento para a Positivo Tecnologia. Além da produção para o mercado nacional, a unidade foi projetada para atender demandas de exportação para outros países da América Latina.

Com a nova operação, a ERT também pretende intensificar parcerias com centros de pesquisa e instituições de ensino da região, com foco em inovação na área de biotecnologia e uso sustentável da biodiversidade.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *